Home > Destaque > Começou a Campanha de Vacinação contra o Sarampo

Começou a Campanha de Vacinação contra o Sarampo

O Ministério da Saúde, juntamente com estados e municípios, realiza, a partir desta segunda-feira, 10, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo – 1ª etapa/2020.

Pacientes do grupo alvo da campanha terão até dia 15 de março para procurarem a Unidade de Saúde mais próxima de casa e se vacinarem.

O grupo alvo é formado por:

– Prioritariamente crianças a partir de 5 anos a adolescentes até 19 anos (dezenove anos, 11 meses e 29 dias) de idade;

– toda a população a partir de 6 meses até os nascidos a partir de 1960 para atualização da situação vacinal.

Nesse mesmo período também será disponibilizada a vacina contra a febre amarela (atenuada) para toda a população a partir de 9 meses de idade. Atenção para as crianças com 4, 5, 6 e 7 anos (nascidas a partir de 2013) que não receberam a dose de reforço.

“Nesta campanha, os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de controle dessas doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças e adolescentes, levando a caderneta para avaliação e registro. Recomenda-se também a vacinação dos trabalhadores do setor da saúde, turismo, viajantes e participantes de eventos de massa de qualquer natureza”, afirma o Secretário Municipal de Saúde, André Spadaro.

Durante a Campanha, será utilizada a vacina tríplice viral, com componentes contra o sarampo, caxumba e rubéola.

Pessoas com doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Para aqueles que fizeram uso de imunoglobulina, sangue e derivados, a vacinação deverá ser adiada de 3 a 11 meses, devido ao possível prejuízo na resposta imunológica.

A vacina é contraindicada nos seguintes casos:

– Crianças menores de 6 meses;

– Alergia grave em dose anterior da vacina;

– Grávidas. Recomenda-se que se evite a gravidez por 30 dias após a administração da vacina;

– Pessoas com imunodeficiências congênitas ou adquiridas.

A Secretaria da Saúde reforça o apelo às empresas, indústrias, comércios e escolas, para que solicitem e verifiquem a situação vacinal das pessoas que integram seu quadro de colaboradores e os encaminhem para vacinação em uma das unidades de Saúde do Município de Botucatu, que funcionam de segunda à sexta feira, das 8 as 17 horas, no pronto atendimento do Centro de Saúde Escola, na Vila dos Lavradores, que funciona até as 22 horas, e no sábado dia 15 de fevereiro, que será o “DIA “D” da Campanha.

Mais informações:

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores

Telefone: (14) 3811-1100

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Sabesp realizará manutenção programada na Rua João Passos

A Sabesp informa que, nesta sexta-feira, dia 3/4, realizará serviço de manutenção programada na rua João Passos, na altura do ...