Uma mulher foi flagrada agredindo um gari dentro de uma estação do metrô no Distrito Federal na tarde de quinta-feira (29. A agressão foi filmada por testemunhas dentro do trem que seguia para Ceilândia, e o vídeo está viralizando nas redes sociais.
Pelas imagens, pode-se ver que a mulher aparece dando um chute e um tapa na cara do homem. Ele e uma outra gari estavam sentados no chão do vagão quando as agressões começaram.
”Vai, me xinga, me xinga de vagabunda”, dizia ela. ”A senhora está errada, ele não te xingou não”, falavam as pessoas no trem, em defesa do gari. ”Senhora, vai sentar, pelo amor de Deus, ele não fez nada, deixa o menino”, pediam.
Segundo testemunhas, o desentendimento começou por causa de espaço no assento. Eles teriam continuado a discutir até a mulher descer na estação Arniqueiras. Segundo o Metrô-DF, ela fugiu do local, mas a vítima foi encaminhada para a 21ª DP pelos agentes de segurança.
Nesta sexta (30), o gari, que pediu para não ser identificado, falou ao portal Metrópoles e explicou o seu lado da confusão. Ele disse:
“Estávamos sentados, e essa senhora entrou dizendo: ‘Saiam do banco para eu sentar’. Minha amiga levantou, mas ela se recusou a sentar do nosso lado. Mesmo assim, pegamos nossas coisas e sentamos no chão.
Quando eu levantei, ela começou a falar que eu chamei ela de ‘vagabunda’. Só que todos no vagão viram que em momento algum eu fiz isso. Mesmo assim, ela me deu um chute e um tapa na cara.
Deu para perceber que é preconceito por parte dela, porque nós dois [o gari e a amiga] somos varredores de rua. Tanto é que ela não quis se sentar ao meu lado quando minha amiga levantou e deixou o assento livre. Não é porque a gente é gari que a gente é sujo”.
A 21ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Sul) deve investigar o caso.
Fonte: Onda Digital