Últimas Notícias

“Eu já sabia…” Sabia nada inocente!… o povo virou a mesa

Se houve na história de Botucatu algumas certezas, não aconteceram nestas eleições de 2020. Botucatu foi palco do mais diferente pleito da história local. Uma eleição silenciosa, onde em um ano de pandemia, todos acordaram às vésperas da eleição, ciente que tinham que trazer às urnas um voto. Esse voto foi de confiança por um trabalho bem feito na gestão anterior ou um grito de renovação, porém essa é a resposta que não poderemos dar com certeza, pois foram praticamente 50% da Câmara botucaense renovada, ou seja, quem fez um bom trabalho ficou.

O que chamou muito a atenção nessas eleições foram suas peculiaridades, uma eleição “limpa”, pelo menos ao que se diz respeito à limpeza pública, pois foram poucos os “santinhos” impressos espalhados pela cidade, alguns deles dos “velhos” políticos que ainda encontraram nisso um meio de divulgar seus números. Poucas notícias divulgadas pela Polícia Militar ou pela Guarda Civil Municipal de ocorrências por descumprimento de leis eleitorais no dia da votação, porém chegaram à nossa redação notícias dos famosos churrascos, porém o tiro saiu pela culatra, ou seja, candidato não levou nessa (mas segundo informações a carne estava de primeira). Até teve pesquisa fake de candidato que se dizia estar em primeiro lugar (que coisa feia), pois quando se pensa que atitudes como estas poderiam vir do fulano ou do ciclano, vem de gente com formação e graduada.

Daí uma regra que muita gente não entende, o tal de coeficiente eleitoral. Como explicar para a população que candidato que estava entre os 3 mais votados não entrou… Aquele coisa, ganhou mas não levou… O que fica de lição para isso? Partido ou coligação errada?

Sem contar com candidatos que esbarraram no limite… Devem estar pensando: “Por que não trabalhei mais alguns dias?”. O “já estava ganho” não colou desta vez.

O que falar do primeiro candidato com 2660 votos? Foi a zebra da vez? Ah não foi… Acredito ser o grito da população por entender que o vereador não é aquele figura pública que está na sessão toda segunda-feira à noite e sim aquele que está disponível 24 horas para a população. Ah, o nome dele? Abelardo “aquele da TV Alpha”.

Vereador é funcionário do povo, nem deveria ter outro emprego como muitos e sim se dedicar 24 horas para a cidade. Caso isso não agrade à todos, passa o bastão, pois tem muita gente boa que queria ter a oportunidade de estar como vereador e fazer a coisa certa, muitos deles até sem salário topariam.

Falar o que do prefeito Mário Pardini (PSDB)? Uma resposta nas urnas inédita em Botucatu. Foram 85,51% dos votos válidos creditados à ele. Nunca em nossa história houve um candidato que ganhasse em todas as urnas. Se ele merece? Ah, a pergunta nem cabe… Tive a oportunidade de conhecê-lo antes da vida pública na política e ele não se contaminou. Atuou nos primeiros quatro anos como gestor, alguém que entendeu a nossa Prefeitura como uma empresa em que a conta precisa sempre fechar. Se não tem dinheiro para fechar o mês ou ele cortava os gastos ou ia buscar investimento em outras esferas. Passou pelo pior evento nas chuvas de fevereiro, foi muito criticado pela capa de chuva no meio do caos, chorando com os que choram e só para constar, a maioria das fotos publicadas eram da imprensa e não pela equipe da prefeitura. Não era campanha naquele momento, era a ajuda que o povo não pensava que aconteceria dessa forma. Tudo isso sem contar com a Pandemia que assolou o país, Botucatu em sua gestão foi exemplo para a região e para muitas cidades do país. Fez a lição de casa…

Espero que de fato possamos estar vivenciando nesse momento um renovar da política local. Tanto nosso prefeito quanto nossos vereadores estão tendo a chance de botar em prática tudo que falaram e prometeram durante a campanha e que assim seja feito, deixando a cidade daqui 4 anos melhor do que ela está hoje e passando o bastão para novos administradores.

Fazer o melhor, deixar sua marca no desenvolvimento da cidade e não somente no quadro de fotos na entrada da Prefeitura ou da Câmara Municial. O legado das boas obras ficarão para sempre em nosso município, é só fazer!

Fernando Bruder

 

 

foto: Câmara Municipal de Botucatu

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Hípica Vitoreli é destaque no último final de semana em Rio Claro-SP

Hípica Vitoreli esteve no último final de semana (21/11 e 22/11), na cidade de Rio Claro-SP, participando d a 4º ...