O ex-deputado estadual de São Paulo Fernando Cury foi condenado, nesta quarta-feira (6/12), por importunação sexual contra a então colega Isa Penna (PCdoB) no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em dezembro de 2020. O ex-parlamentar foi sentenciado a um ano e dois meses de reclusão em regime aberto. Ele pode recorrer.
A juíza Teresa Maria de Almeida Magalhães, da 18ª Vara Criminal da Barra Funda, substituiu a sentença por prestação de serviços comunitários e pagamento de 20 salários mínimos, (R$ 26.400,00)
Segundo a magistrada, os requisitos para decretação de prisão preventiva não estão configurados.
O episódio de importunação sexual foi registrado em vídeo por câmeras da Alesp. Nas imagens, é possível ver Fernando Cury se aproximando e abraçando a então colega pelas costas. Segundo ela, o parlamentar teria apalpado seus seios e nádegas.
Em abril de 2021, em uma decisão inédita, a Alesp aprovou por unanimidade a suspensão do mandato de Fernando Cury. Ele também foi expulso de seu então partido, o Cidadania. Em 2022, ele concorreu ao cargo de deputado estadual, mas não se reelegeu.