Farmacêutico do Ciatox alerta sobre perigo de usar produtos de limpeza de origem duvidosa

Caso recente de potencial risco de contaminação microbiológica acendeu alerta entre especialistas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, distribuição e uso de lotes do detergente Ypê por conta de um “potencial risco de contaminação microbiológica”. O motivo foi a identificação de um “desvio” durante a análise de monitoramento da produção.
Para o farmacêutico do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) – Câmpus de Botucatu, João Leandro Chaguri, o fato de o controle de qualidade de uma empresa bastante conhecida como a Ypê identificar a existência de alguma não conformidade em seu produto, deveria “acender um alerta” na população em geral. Segundo ele, ainda é comum a aquisição, pelos consumidores, de saneantes domissanitários (substâncias destinadas à limpeza, higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar) de procedência duvidosa.
João alerta que deve ser evitado o uso de produtos vendidos por ambulantes, em garrafas de refrigerante e outras bebidas; produtos sem data de fabricação, prazo de validade e número de lote; produtos cujas embalagens pareçam ter sido abertas, estejam amassadas, enferrujadas, estufadas, rasgadas ou furadas; entre outros.
“Apesar de a Anvisa já ter proibido, quando a pessoa compra esses produtos e ela apresenta alguma reação ou sofre algum acidente, ela não tem a quem recorrer. Nós, do Ciatox, por exemplo, não conseguimos saber quais substâncias estão presentes naquele produto para poder auxiliar na condução de um possível tratamento”, esclarece o farmacêutico do Ciatox do IBB/Unesp. “A Ypê, por trabalhar com controle de qualidade, conseguiu identificar uma não conformidade, mas quando temos produtos clandestinos sendo vendidos, não existe qualquer tipo de controle”, completa.
Sobre o Ciatox
O Ciatox de Botucatu é responsável por inúmeras funções, como desenvolver atividades na área de Toxicologia, prestar assistência e serviços à comunidade, desenvolver e apoiar a pesquisa aplicada, participar da formação de profissionais na área e apoiar a Unesp na cidade no atendimento a pacientes intoxicados.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.