Botucatu começa a sentir, a partir desta segunda-feira (23), os efeitos de uma nova e forte massa de ar frio que avança pelo Sudeste do país. A previsão é de queda brusca nas temperaturas, com risco de frio intenso e possibilidade de geadas nas áreas mais elevadas e rurais do município.
De acordo com dados DO Climatempo, a segunda-feira será marcada por céu nublado, pancadas de chuva, com temperaturas variando entre 7 °C pela manhã e 21 °C à tarde. Um alerta amarelo do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) está em vigor até as 21h desta segunda, alertando para chuvas intensas com volumes entre 20 e 50 mm, acompanhadas de ventos que podem chegar a 60 km/h.
O destaque, no entanto, é a previsão para terça-feira (24): o tempo firme dará lugar ao frio seco, e os termômetros podem registrar mínima de 4 °C, com máxima de apenas 12 °C, segundo o modelo Agroclima.
O INMET também emitiu alerta laranja de declínio acentuado de temperatura, válido até a noite de terça, com possibilidade de impacto à saúde e recomendação de atenção especial a crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
Use roupas quentes, especialmente nas primeiras horas do dia e à noite;
Evite mudanças bruscas de temperatura e mantenha-se hidratado;
Atenção redobrada com crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade;
No campo, é indicado proteger culturas e animais de pequeno porte durante as madrugadas frias.
A Defesa Civil de Botucatu orienta que, em caso de necessidade, a população pode acionar o atendimento emergencial pelo telefone 199. O Corpo de Bombeiros também está disponível pelo 193.
Frio intenso chegando
As madrugadas de segunda (23) e terça-feira (24) devem trazer mínimas entre 4 °C e 5 °C, conforme apontamento do modelo Agroclima da Climatempo.
Na terça, o termômetro pode cair ainda mais, com mínima estimada em 3 °C, e a tarde terá frio, com máxima de 12 °C segundo a previsão meteorológica .
Um alerta do INMET (Alerta Laranja) está em vigor por conta do declínio de temperatura, com riscos à saúde — recomenda-se cuidado extremo .
Impactos e recomendações
De acordo com o Climatempo, a combinação de céu limpo à noite e ar seco potencializa o resfriamento, elevando o risco de geadas na área rural.
Além disso:
Saúde: o frio intenso aumenta riscos de gripes e doenças respiratórias — recomenda-se agasalho adequado e proteção especial para crianças, idosos e pessoas vulneráveis;
Campo: produtores devem proteger culturas sensíveis e utilizar coberturas nas lavouras;
Alertas: fique atento aos avisos da Defesa Civil e do INMET. Evite exposição prolongada e cuide do bem-estar familiar.
Defesa Civil