Igreja em Bauru produz ‘Bolo de Santo Antônio’ de 3 toneladas com medalhas e até pares de alianças

O Dia de Santo Antônio, celebrado nesta terça-feira (13), marca uma grande comemoração em Bauru (SP). É a data em que a Igreja de Santo Antônio prepara e vende o tradicional bolo gigante em homenagem ao casamenteiro.

O bolo é recheado com doce de leite, tem cobertura de chantili e pesa incríveis três toneladas. Neste ano, a paróquia vai vender a sobremesa em pedaços de 900 gramas e fatias de 200.

Mas o que atrai os fiéis não é só o doce. O que os devotos do santo casamenteiro mais esperam é encontrar as medalhinhas que são escondidas em meio ao recheio do bolo.

Ao todo, são mil medalhinhas com a imagem de Santo Antônio, cinco medalhas de ouro e um presente especial: dois pares de aliança. Tudo para dar uma “mãozinha” para quem está em busca do par perfeito.
Mil medalhinhas com a imagem do santo são colocadas no recheio do bolo em Bauru  — Foto: Cesar Evaristo/TV TEM

Mil medalhinhas com a imagem do santo são colocadas no recheio do bolo em Bauru — Foto: Cesar Evaristo/TV TEM

A venda do bolo começou às 7h. Durante todo o dia, também são realizadas missas na paróquia. As celebrações religiosas acontecem às 9h, 12h, 15h, 17h e 19h.

A comemoração do dia do santo é realizada há mais de 60 anos pela paróquia e coleciona várias histórias de pessoas que se casaram após encontrar as medalhinhas no bolo.

Além da comemoração desta terça-feira, a igreja realiza desde o dia 2 de junho a tradicional quermesse de Santo Antônio, que se estende até domingo (18). A entrada para o evento custa R$ 4. A Paróquia de Santo Antônio fica na Rua Santo Antônio, 11-49, no Jardim Bela Vista.

Bolo de Santo Antônio é feito todos os anos pelos voluntários da paróquia em Bauru — Foto: Anderson Camargo / TV TEM

Bolo de Santo Antônio é feito todos os anos pelos voluntários da paróquia em Bauru — Foto: Anderson Camargo / TV TEM

Santo casamenteiro

Santo Antônio é um dos mais populares da Igreja Católica, venerado não só em Pádua, na Itália, onde faleceu e tem uma basílica que abriga seus restos mortais, mas no mundo inteiro.

A fama de casamenteiro foi atribuída após um milagre, mesmo após a morte dele. Segundo a tradição, uma mulher da cidade italiana de Nápoles queria se casar, mas não tinha o valor do dote – que, pelos costumes da época, a família da noiva deveria entregar à família do noivo.

A mulher, então, teria recorrido a Santo Antônio. A divindade teria aparecido e lhe dado um bilhete que deveria ser trocado por moedas de prata com um determinado comerciante. Ela teria conseguido 400 moedas e passado a ser procurada por bons rapazes.

Santo Antônio é um dos santos mais famosos da Igreja Católica  — Foto: Cesar Evaristo/TV TEM

Santo Antônio é um dos santos mais famosos da Igreja Católica — Foto: Cesar Evaristo/TV TEM

Fonte: g1

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.