Lula viaja ao Oriente e fecha acordos com China e Emirados Árabes

Lula voltou da sua viagem ao Oriente ontem, com alguns acordos bilionários (e algumas polêmicas) debaixo dos braços.

Além de membros do governo, a extensa comitiva contou com empresários, parlamentares, governadores e figuras de apoio ao governo, como sindicalistas e o líder do MST.

🇨🇳 Na sexta, Lula foi recebido pelo Xi Jinping, em uma cerimônia formal um tanto quanto grandiosa e peculiar — mas padrão do governo chinês para receber autoridades internacionais.

Depois, os presidentes e os integrantes de seus governos seguiram para uma reunião que resultou em 15 acordos comerciais do Brasil com o gigante asiático.

Em geral, eles representam parcerias em diferentes áreas, desde agropecuária, indústria, canais de notícias, ciência e digital. Aprofunde em cada um deles aqui.

  • O presidente Lula disse que, ao todo, os acordos representam R$ 50 bilhões em investimentos. Isso sem considerar os deals feitos entre empresas chinesas e BRs.

Além disso, ele resumiu dizendo que as parcerias representam uma mudança de patamar da relação Brasil e China — deixando de ser sobre commodities e entrando em outras áreas como educação, digital e cultura.

Teve escala na volta 🛬🇦🇪

Lula ainda passou nos Emirados Árabes, onde foi recebido pelo sheik do país. Por lá, assinou um acordo que garante R$ 12 bi de investimento de um fundo árabe na produção de combustíveis renováveis na Bahia pelos próximos 10 anos.

Antes de voltar, o presidente falou que mais importante que o valor do acordo em si é a possibilidade de novas parcerias entre os países, afirmando que convidou o sheik para uma visita ao Brasil.

fonte: The News

(Foto: Ricardo Stuckert | PR)

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.