Vereador Palhinha fala sobre crise na causa animal em Botucatu

O Alpha Notícias recebeu nesta quarta-feira (24), o vereador Rodrigo Rodrigues “Palhinha” (UNIÃO), para falar sobre as críticas recebidas quanto a causa animal em Botucatu.

Na última quinta-feira (18), o Alpha Notícias entrevistou Giselle Fabiane de Assis, que é promotora independente da causa animal de Botucatu, que falou de suas demandas e criticou as ONGs do município que não prestam ajuda e que os promotores tem que utilizar de recurso próprio.

Segundo Fabiane, as dificuldades são muitas e não há nenhuma contribuição do poder público, e nem das ONGs da proteção animal que atuam hoje no município. Os gastos com ração, medicamentos e na construção de um abrigo (canil), saem do próprio bolso dos promotores. Disse também que há impedimento de até de utilizar a Rede Social da Liga do Bem para postar animais encontrados e perdidos, e que houve até mesmo bloqueio dela na referida rede da Liga.

Questionado se existe crise na causa animal em Botucatu o vereador Palhinha disse que na verdade existe crise no mundo todo, mas focando mais em nosso município. No ano de 2008 foi promulgada a lei que proíbe a eutanasia indiscriminada de animais, conhecida como Lei Feliciano (12.916/2018), do deputado Feliciano Filho, proíbe a matança indiscriminada de animais em situação de rua. Antes dela, os animais capturados pela prefeitura eram mortos das formas mais cruéis como câmara de gás e de descompressão, com choque e a pauladas.

Não existe forma da prefeitura repassar recurso para promotor independente, não se pode repassar para pessoa física, por essa razão que se formam as ONGs. A causa animal não está em crise, vivemos hoje o melhor momento na história de Botucatu, e posso colocar em números, oque tem que existir é um censo animal no município para saber o número exato de animais. O que existe na verdade, sem medo de errar, é crise de ego muito grande e vaidade muito grande, que sempre existiu na causa animal disse Palhinha. “Não sei se as pessoas que citam que existe uma crise, se conheceram o canil como era antes e como é hoje.

O canil nunca havia passado por reforma em 30 anos, e no primeiro mandato do prefeito Pardini feito a reforma, e vale ressaltar que teoricamente o canil não existe, é uma Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que a função é recolher animais doentes que oferecem riscos á população, tipo raiva, leishmaniose e leptospirose , e que Botucatu não tem.” disse Palhinha

As Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZ) são estruturas físicas e técnicas, vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), responsáveis pela execução de parte ou da totalidade das atividades, das ações e das estratégias referentes à vigilância, à prevenção e ao controle de zoonoses e de acidentes causados por animais.

Alpha Notícias:O vereador Abelardo lutava pela causa, mesmo antes de vocês (Palhinha e Erika), estarem na Câmara como vereadores, não foi“?

Palhinha:Abelardo não fez absolutamente nada para causa animal. Subir na tribuna e só falar, pra mim não é fazer nada, não por a mão na massa, não é fazer nada. Quantos recursos que Abelardo trouxe para castração, requerimentos, projetos?

Alpha Notícias: “O canil tem um “castramóvel”, e por que não é usado”?

Palhinha: “Fui eu quem trouxe para Botucatu o “castramóvel”, e nem chegou a ser usado, fomos os primeiros a adquirir um castramóvel da região. Na época precisava passar pela aprovação do Conselho Regional de Medicina Veterinário de São Paulo (CRMV), que colocava muito empecilho impedindo o uso do equipamento”. disse Palhinha

Alpha Notícias: “A gente tem ido atrás desse caso da causa animal, tivemos no canil para informações, fazermos o trabalho de imprensa apresentando para população oque é feito no canil e como funciona, mas fomos barrados. Citaram o nome de uma pessoa a qual teríamos que falar primeiro. E essa pessoa é responsável pelos contratos da Pirangi. O que tem a pessoa que cuida de contratos com a área de comunicação, gostaria de entender se o canil é municipal?

Palhinha: “A Pirangi já assinou contrato, não existia protocolos, mas hoje existe oque não tinha antes, a empresa contratada tem que ter atendimento, recolhimento, fazer uma “feirinha” por mês, contratar um adestrador, para animais agressores e agressivos. Foi aberto o chamamento, e teve uma empresa de fora que tinha interesse mas desistiu. Cogitou de alguma ONG que tivesse interesse, mas diante de tudo que aconteceu com relação a Liga do Bem, (Erika era presidente da Liga), que saiu para não ter problema por ser vereadora, então foi decidido não participar.” disse

Acompanhe a entrevista completa através do link

https://fb.watch/pMPg–Rmdn/?mibextid=Nif5oz

 

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.