Últimas Notícias

NAPE está com inscrições abertas para Curso de Libras e Braille

O NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”, vinculado a Secretaria Municipal de Educação, está com inscrições abertas para o Curso de “Língua Brasileira de Sinais” (Libras) e também para o Curso de Braille.

Os dois cursos, direcionados para a comunidade em geral, serão oferecidos em duas turmas e as inscrições deverão ser realizadas pelo site http://simmeb.educatu.com.br/cursos. As vagas são limitadas e somente para maiores de 18 anos.

O curso de Libras será realizado no período de 06 a 18 de janeiro de 2020 (1ª turma) e de 20 de janeiro a 01 de fevereiro de 2020 (2ª turma) nos seguintes períodos: das 08 às 10 horas; 10h30 às 12h30; 13h30 às 15h30; 16 às 18 horas e das 19 às 21 horas.

Já o curso de Braille será realizado no período de 02 a 30 de janeiro de 2020 (1ª turma), nos dias 02, 09, 16, 23 e 30 (toda quinta-feira), das 15h30 às 17h30 e no período de 03 a 31 de janeiro de 2020 (2ª turma) nos dias 03, 10, 17, 24 e 31 (toda sexta-feira), das 8h30 às 10h30.

Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi desenvolvida a partir da língua de sinais francesa. As línguas de sinais não são universais, cada país possui a sua. A Libras possui estrutura gramatical própria, onde os sinais são formados por meio da combinação de formas e de movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço.

Segundo a legislação vigente, Libras constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas com deficiência auditiva do Brasil, na qual há uma forma de comunicação e expressão, de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria.

Braille

O Braille foi criado em 1924 por Luiz Braille. Com a combinação de apenas 6 pontos, obtém-se 63 combinações diferentes configurando não apenas as 26 letras do alfabeto, como também os acentos, a pontuação, os números, os símbolos matemáticos e os símbolos químicos. Esse sistema é utilizado nos dias atuais na alfabetização de pessoas cegas.

Serviço:

NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”

Rua Amando de Barros, 1520 – Centro

Telefone: (14) 3811-3160

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Cohab I terá nebulização nesta segunda-feira, 08

A Vigilância Ambiental em Saúde, VAS, realizará na próxima segunda-feira, 08, a nebulização (aplicação de inseticida) em 10 quarteirões da ...