Orquestra OFIBB homenageia aniversário do Instituto de Biociências de Botucatu com concerto especial “Nordeste Sinfônico”

Apresentação gratuita acontece no dia 23 de outubro e leva ao público um repertório dedicado à riqueza da música nordestina.

O Instituto de Biociências de Botucatu da Unesp (IBB/Unesp) comemora mais um ano de história com um presente especial à comunidade: o concerto “Nordeste Sinfônico”, apresentado pela Orquestra Filarmônica do Instituto de Biociências de Botucatu (OFIBB).
O evento será realizado no dia 23 de outubro, às 20h, na área externa do IB Eventos, com entrada gratuita e aberta ao público.

Sob regência da maestra Renata Ortiz de Vilatte, a apresentação promete uma viagem pela riqueza da música nordestina em arranjos orquestrais emocionantes. O repertório inclui clássicos como Asa Branca, Guiné-Giló e Baião da Garoa, de Luiz Gonzaga, além de Anunciação, de Alceu Valença, Festa no Interior, Feira de Mangaio e Xote das Meninas, entre outras obras consagradas.

De acordo com a maestra Renata Ortiz de Vilatte, o concerto é uma homenagem à diversidade e à força cultural da música brasileira:

“Nosso repertório para o concerto Nordeste Sinfônico conta com músicas e compositores da região Nordeste do Brasil, como o famoso Asa Branca, Que nem Jiló e Baião da Garoa, de Luiz Gonzaga. Além desse ícone da música nordestina, teremos Alceu Valença com a música Anunciação. Também vamos apresentar o frevo Festa no Interior e sucessos como Feira de Mangaio e Xote das Meninas. Esperamos todos vocês para essa linda festa da nossa cultura brasileira.”

O concerto integra a programação comemorativa do aniversário do Instituto de Biociências da Unesp em Botucatu, reforçando o compromisso da universidade em aproximar a ciência, a arte e a cultura da comunidade.

Concerto “Nordeste Sinfônico” – Orquestra Filarmônica do Instituto de Biociências de Botucatu (OFIBB)

Data: 23 de outubro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Área externa IB Eventos
Entrada gratuita

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.