IBB produz antisséptico no combate ao coronavírus

Diante do avanço do coronavírus (Covid-19), o Departamento de Ciências Químicas e Biológicas do Instituto de Biociências da Unesp Botucatu (IBB) passou a fabricar, de forma temporária e emergencial, antisséptico líquido à base de álcool para distribuição gratuita. A ideia é poder atender a população mais carente e serviços públicos essenciais do Município.

 

Trata-se de uma formulação alternativa e de melhor custo/benefício, aprovada e recomendada pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS). A composição não utiliza o carbopol, matéria-prima em falta no mercado e presente no tradicional álcool gel 70%. Entretanto, possui igual ou superior eficácia.

 

Em uma 1 semana foram produzidos cerca de 350 litros do antisséptico. A substância tem como matéria-prima produtos químicos em estoque no IB, que não terá suas atividades comprometidas. A distribuição do produto ficará a cargo da Prefeitura de Botucatu. Hospital das Clínicas (HCFMB) e comunidade interna da Unesp também estão recebendo o produto.

 

A iniciativa conta com a parceria de empresas locais como a Botupapel e Blowpet  que contribuíram com frascos para embalar o antisséptico. Mas para atender toda a possível demanda, o instituto está à procura de mais empresas parceiras que possam fornecer frascos plásticos estéreis, de 100 a 500 ml, com tampa ou bicos de aplicação.

 

“Sabemos que não estamos sós nesta batalha. Pesquisadores, centros de pesquisa e institutos de todo o mundo não estão medindo esforços para vencermos esta pandemia. Esta é mais uma maneira da Universidade contribuir diretamente com a sociedade”, enfatiza o diretor do IBB, Prof. Cesar Martins

 

Importante salientar que a produção deste gel sanitizante deve ser realizada somente em laboratórios estruturados, com equipamentos específicos, rígidas práticas de segurança, e por profissionais capacitados. A produção caseira do álcool em gel é proibida e pode oferecer riscos ao ser humano.

fonte: 4Toques Comunicação

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.