Alpha Notícias desta sexta-feira (23), recebeu advogada Rayssa Blumer, que é especializada em Direito das Mulheres e Desigualdade de Gênero, para falar sobre a campanha “Agosto Lilás”, que trata da “Violência contra as Mulheres”.
- A violência contra as mulheres – particularmente a violência por parte de parceiros e a violência sexual – é um grande problema de saúde pública e de violação dos direitos humanos das mulheres.
- Estimativas publicadas pela OMS indicam que aproximadamente uma em cada três mulheres nas Americas sofreram violência física e/ou sexual por parte do parceiro íntimo ou ou violência sexual por não parceiro em sua vida.
- A violência por parceiro íntimo é a forma mais comum de violência contra a mulher. Globalmente, até 38% dos assassinatos de mulheres são cometidos por um parceiro íntimo do sexo masculino.
- Entre os fatores associados ao aumento do risco de perpetração da violência estão a baixa escolaridade, maltrato infantil ou exposição à violência na família, uso nocivo do álcool, atitudes violentas e desigualdade de gênero.
Alpha Notícias: “A gente tem acompanhado os casos de violência contra a mulher, e parece não ter fim, mesmo com as campanhas, estou correto”?
Blumer: “A questão da violência contra a mulher embora o legislador esteja criando novas leis, a gente sempre tem atualização na Lei Maria da Penha, tem crimes aumentando a pena e qualificando. Temos novos crimes relacionada a violência sexual, mas isso não basta para resolver o problema, é um cenário que os índices só aumentam”.
Há necessidade urgente de trabalhos do Poder Público voltado para esse problema, em buscar soluções rápidas para que as vítimas não fiquem expostas correndo riscos de serem assassinadas. Em Botucatu, em cinco anos houveram três feminicidios.
Advogada Dra. Rayssa Blumer – Foto Rede Social
Acompanhe a entrevista completa através do link:
https://www.facebook.com/share/v/vuQ8oue3qnSCzRX1/?mibextid=oFDknk