Rayssa Blumer fala sobre “Agosto Lilás” campanha Violências contra Mulheres

Alpha Notícias desta sexta-feira (23), recebeu advogada Rayssa Blumer, que é especializada em Direito das Mulheres e Desigualdade de Gênero, para falar sobre a campanha “Agosto Lilás”, que trata da “Violência contra as Mulheres”.

A Lei Maria da Penha prevê cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher: Física, Psicológica, Moral, Sexual, Patrimonial. 
As Nações Unidas definem a violência contra as mulheres como “qualquer ato de violência de gênero que resulte ou possa resultar em danos ou sofrimentos físicos, sexuais ou mentais para as mulheres, inclusive ameaças de tais atos, coação ou privação arbitrária de liberdade, seja em vida pública ou privada”.
  • A violência contra as mulheres – particularmente a violência por parte de parceiros e a violência sexual – é um grande problema de saúde pública e de violação dos direitos humanos das mulheres.
  • Estimativas publicadas pela OMS indicam que aproximadamente uma em cada três mulheres nas Americas sofreram violência física e/ou sexual por parte do parceiro íntimo ou ou violência sexual por não parceiro em sua vida.
  • A violência por parceiro íntimo é a forma mais comum de violência contra a mulher. Globalmente, até 38% dos assassinatos de mulheres são cometidos por um parceiro íntimo do sexo masculino.
  • Entre os fatores associados ao aumento do risco de perpetração da violência estão a baixa escolaridade, maltrato infantil ou exposição à violência na família, uso nocivo do álcool, atitudes violentas e desigualdade de gênero.
A violência contra as mulheres tem aumentado em todo Brasil. Infelizmente em Botucatu e região na maioria dos finais de semana a polícia e a Guarda Municipal atendem várias ocorrências de violência doméstica. E para Blumer, é preciso um trabalho mais aprofundado, e de penas mais duras para o agressor e sugere palestras mais efetivas ou até em grades escolares a participação de um advogado para ensinar as leis, dos direitos e deveres que o cidadão deve ter.

Alpha Notícias: “A gente tem acompanhado os casos de violência contra a mulher, e parece não ter fim, mesmo com as campanhas, estou correto”?

Blumer: “A questão da violência contra a mulher embora o legislador esteja criando novas leis, a gente sempre tem atualização na Lei Maria da Penha, tem crimes aumentando a pena e qualificando. Temos novos crimes relacionada a violência sexual, mas isso não basta para resolver o problema, é um cenário que os índices só aumentam”.

Há necessidade urgente de trabalhos do Poder Público voltado para esse problema, em buscar soluções rápidas para que as vítimas não fiquem expostas correndo riscos de serem assassinadas. Em Botucatu, em cinco anos houveram três feminicidios.

                                                                 Advogada Dra. Rayssa Blumer – Foto Rede Social

 

Acompanhe a entrevista completa através do link:

https://www.facebook.com/share/v/vuQ8oue3qnSCzRX1/?mibextid=oFDknk

 

 

 

 

 

 

 

Sobre Régis Vallée

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.