No período do holocausto houve um herói sueco chamado Raoul Wallenberg. Em 1944 ele foi enviado para uma missão diplomática em Budapeste. Nesse período mais de 400 mil judeus já haviam sido mortos em Auschwitz. Com coragem e determinação e um senso de propósito inflexível, ele resolveu fazer o que fosse possível para salvar pelo menos alguns dos que restavam. Ele distribuía passaportes suecos para judeus, imprimia cartas sobre lugares seguros para que eles pudessem se refugiar. Houve casos que ele resgatou pessoas já nos trens de transporte. Conseguiu atrasar o massacre no gueto de Budapeste, de modo que os Russos chegaram a na cidade dois dias depois e encontraram mais de 90 mil judeus ainda vivos.
Ele sumiu, foi acusado de espionagem americana por parte dos russos. Não acharam vestígios dele. É conhecido como o herói sem tumulo que salvou cerca de mais de 100 mil judeus.
Remeto-me a esta historia, pois quero falar dos heróis e heroínas que com muita coragem e senso de propósito tem entregado suas vidas para salvar outras.
Em meio ao colapso do sistema de saúde, em meio a mais de 3.700 mortes diárias, mais de 312 mil mortos no país, eles lutam brava e incansavelmente.
Mas são humanos…
Posso vê-los cansados e sobrecarregados…
Posso ver e ouvir o seu choro e sua dor diante do caos…
A sensação de impotência diante de tanta dor…
A tristeza consome a força que ainda lhes resta.
Mas eu venho falar do valor que vocês têm.
Tal qual o herói sem tumulo e os mais de 100 mil de judeus salvos, a vida vem sendo preservada e tratada com dignidade por e através vocês.
A poesia bíblica diz que em seis dias Deus criou o mundo, mas no sétimo ele descansou. Se Deus o faz, imaginem a nós seres humanos.
Convido-lhes neste breve texto, ao lugar da oração. Não aquela de fazer pedidos e suplica como quem exige do pai um brinquedo novo. Mas aquela do filho machucado e cansado, que recebe do Pai o colo, o acolhimento e o aconchego.
Descansem meus amigos e amigas, descansem. Deus os abraça nesse momento.
Fiquem bem. Sabemos de todo esforço de vocês.
Fiquem bem faxineiros, camareiros, auxiliares, enfermeiros, médicos em geral.
Vocês jamais serão esquecidos pelo que estão fazendo.
Permaneçam fixos no bom propósito de salvar vidas.
Salvem uma vida e vocês estarão salvando o mundo. Mudem uma vida e vocês estarão mudando o mundo.
Estamos em casa. Ficaremos em casa. Por nós e por todos vocês.
Fiquem Bem.
Graça, Paz e Bem da parte de Jesus de Nazaré seja com todos vocês.
Pr. Renato Ruiz Lopes
Primeira Igreja Batista em Botucatu