Uma produtora rural de Cerqueira César precisou descartar 713 litros de leite depois de ficar três dias sem energia elétrica, desde o temporal que atingiu o município na segunda-feira (22). O prejuízo foi de quase R$ 2 mil.
“Foi horrível perder toda a produção de leite de um dia. E tem que ir tirar o leite, se não a vaca fica doente. E não pode deixar o bezerro mamar, se não ele também fica doente”, contou Luciana Felix Fragoso Silvestre, de 35 anos, que tem 50 vacas leiteiras.
O bairro Três Ranchos, onde Luciana vive, reúne cerca de 50 pessoas. Segundo os moradores, a falta de energia também comprometeu a ordenha mecanizada, a irrigação de hortaliças e o funcionamento da bomba de água dos poços. Para manter minimamente as atividades, muitos produtores estão tendo gastos extras com combustível para geradores e até com a contratação de caminhões pipa.
A médica veterinária Paula Fernanda de Souza, de 37 anos, relatou que os pais, que trabalham há mais de 40 anos na produção de hortaliças e leite, precisaram racionar a água dos animais e da casa, além de descartar alimentos do freezer. “É caótico. A gente fica pensando: ‘quanto tempo vai demorar?’ Sem água para lavar a louça ou cozinhar”, disse.
A irmã dela, Juliana de Souza, contou que a estufa de hortaliças da família foi destruída pelo vento. No local, estavam plantadas cerca de cinco mil verduras. Metade deverá ser descartada, e o prejuízo estimado é de R$ 30 mil.
“Você se sente abandonado. Vai reclamar no aplicativo e dizem que já estão cientes da falta de energia. A gente vê só o carro passando e não para ninguém para arrumar”, completou Luciana.

Fonte: A Voz do Vale
Foto: Reprodução
Alpha Notícias Rede Alpha de Comunicação