Produtora perde 700 litros de leite após três dias sem energia em Cerqueira César

Uma produtora rural de Cerqueira César precisou descartar 713 litros de leite depois de ficar três dias sem energia elétrica, desde o temporal que atingiu o município na segunda-feira (22). O prejuízo foi de quase R$ 2 mil.

“Foi horrível perder toda a produção de leite de um dia. E tem que ir tirar o leite, se não a vaca fica doente. E não pode deixar o bezerro mamar, se não ele também fica doente”, contou Luciana Felix Fragoso Silvestre, de 35 anos, que tem 50 vacas leiteiras.

O bairro Três Ranchos, onde Luciana vive, reúne cerca de 50 pessoas. Segundo os moradores, a falta de energia também comprometeu a ordenha mecanizada, a irrigação de hortaliças e o funcionamento da bomba de água dos poços. Para manter minimamente as atividades, muitos produtores estão tendo gastos extras com combustível para geradores e até com a contratação de caminhões pipa.

A médica veterinária Paula Fernanda de Souza, de 37 anos, relatou que os pais, que trabalham há mais de 40 anos na produção de hortaliças e leite, precisaram racionar a água dos animais e da casa, além de descartar alimentos do freezer. “É caótico. A gente fica pensando: ‘quanto tempo vai demorar?’ Sem água para lavar a louça ou cozinhar”, disse.

A irmã dela, Juliana de Souza, contou que a estufa de hortaliças da família foi destruída pelo vento. No local, estavam plantadas cerca de cinco mil verduras. Metade deverá ser descartada, e o prejuízo estimado é de R$ 30 mil.

Em nota, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) Santa Cruz informou que as equipes estão atuando em Cerqueira César, em área rural e de difícil acesso, onde a rede foi severamente danificada. A concessionária afirmou que o fornecimento será normalizado “o mais brevemente possível”.

“Você se sente abandonado. Vai reclamar no aplicativo e dizem que já estão cientes da falta de energia. A gente vê só o carro passando e não para ninguém para arrumar”, completou Luciana.

Fonte: A Voz do Vale

Foto: Reprodução

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.