Projeto Comunidade em Movimento incentiva jovens do Jardim São Luís a ingressarem no ensino superior

O projeto Comunidade em Movimento, uma iniciativa da Fundação Julita, em parceria com a Fundación MAPFRE, está atraindo jovens e trazendo benefícios para a comunidade do Jardim São Luís e bairros vizinhos da Zona Sul de São Paulo, por meio do acesso ao esporte, lazer e ao ensino superior.

Com objetivo de incentivar a formação acadêmica, o “Comunidade em Movimento” é um desdobramento do projeto “Jovens Monitores em Esporte”, que tem como propósito ajudar jovens da região a atuarem como monitores em atividades esportivas. A iniciativa já viabilizou a entrada de 38 jovens na universidade, sendo a maioria deles na área de Educação Física.

“Auxiliando no desenvolvimento do projeto de vida desses jovens, percebemos que muitos deles desejam ingressar na universidade, mas não possuem recurso financeiro. O Comunidade em Movimento nasce para ajudá-los a realizar esse sonho”, conta Regiany Maciel, coordenadora do Centro de Educação pelo Esporte da Fundação Julita.

Iniciado em 2017, o projeto também incentiva que a formação universitária traga retornos à região onde vivem os participantes. No último ano de projeto, ao todo, 4.382 moradores do Jardim São Luís já foram beneficiados por meio de uma ampla gama de atividades esportivas e recreativas, revitalizando espaços do bairro antes ociosos, como praças, parquinhos e quadras. Essa relação permite que os jovens do Comunidade em Movimento se tornem referências positivas para crianças e adolescentes da região.

“Além de ajudar a democratizar o acesso à educação, o programa oferece apoio para que esses jovens possam dialogar com seu território, em busca de impactos positivos. Ninguém melhor do que eles, que nasceram e que conhecem a região, para pensarem em problemas e solução para o jardim São Luís”, defende Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.

O processo para a seleção de bolsas-auxílio conta com três etapas. A primeira delas é a investigação acerca do projeto de vida pessoal do jovem para mapear seus interesses de trabalho e investimento em estudos. Após o questionário, os participantes passam por um teste psicológico, que é avaliado por uma equipe de parceiros técnicos. A terceira etapa envolve a participação da família, que acompanha e se torna ponto de apoio fundamental para que os jovens possam ter um bom nível de graduação nos anos seguintes.

A iniciativa também se dedica a auxiliar os jovens na construção de seus projetos de vida. Durante sua formação, eles têm a oportunidade de se envolver em programas da Fundação Julita, participar de encontros de mentoria, realizar planejamentos e capacitações específicas, como em educação popular. Para saber mais sobre o projeto, acesse o link.

Sobre a Fundación MAPFRE

A Fundación MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos, que promove e apoia iniciativas em cinco áreas: Prevenção e Segurança Viária; Promoção da Saúde; Seguro e Previdência Social; Ação Social; e Cultura. Com sede na Espanha e presença em diversos países da Europa e América Latina, a Fundación MAPFRE completou 30 anos de atuação no Brasil em 2022, beneficiando milhões de pessoas com os diversos programas desenvolvidos em todo o país nesse período. Desde então, trabalha para melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir para o progresso social, garantindo a formação do cidadão e a conscientização da sociedade.

Sobre a Fundação Julita

A Fundação Julita é uma organização não governamental localizada no Jardim São Luís, na zona sul da cidade de São Paulo. A instituição atua há mais de 71 anos na região, oferecendo diariamente atividades socioeducativas para mais de 1.400 pessoas em vulnerabilidade social de 0 a 100 anos de idade. O trabalho conta com profissionais especializados e o suporte de quatro Centros de Educação e Promoção: à saúde, esporte, educação ambiental e cultura. A atuação tem como foco a garantia de direitos em relação às políticas públicas de Educação e Assistência Social. São oferecidas 2.250 refeições por dia aos beneficiários. A Julita já foi premiada duas vezes como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil (2018 e 2019).

Contato para imprensa:
Camilla – camilla@mosaike.com.br
Beatriz – beatriz@mosaike.com.br

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.