Projeto Passarinhando e EMEFI Hernâni Donato inauguram Trilha Ecológica

O projeto de extensão universitária Passarinhando: “Educação Ambiental e Conservação”, do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBB), coordenado pela Professora Silvia Mitiko Nishida, inaugurou a Trilha Ecológica da Escola Hernâni Donato, no último dia 13 de setembro. Esta ação, além de ampliar pontos para a observação de aves, celebrou o Dia Nacional do Cerrado, comemorado no dia 11, a chegada da Primavera e o Dia da Árvore.

A EMEFI Hernâni Donato situa-se ao lado da nascente Ibiaçá, uma das oito nascentes do Córrego Pinheirinho, que fica dentro da área de proteção de um fragmento de cerrado, denominada Floresta Estadual de Botucatu (FEB). A Trilha Ecológica tem cerca de 300 metros e começa no comedouro para observação de aves frugívoras, granívoras e onívoras. Mais adiante, a trilha segue para a nascente Ibiaçá que está assoreada e, por isso, recebeu o plantio de 50 mudas nativas (doadas pela Prefeitura e pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp) para a recuperação.

Passando pela nascente, a trilha segue pelo Bosque Encantado, pelo Mirante do Cerrado, pelo Brejal e chega na entrada da Mata de Galeria, onde se pode notar imediatamente a mudança de temperatura e o seu frescor. A trilha vai até uma ponte de madeira, de onde se vislumbra o nascimento do Córrego Pinheirinho. Finalmente, o percurso termina numa clareira onde há uma mesa e bancos de madeira, utilizados para atividades da escola, como rodas de conversa e de leitura, e piqueniques.

Pelo caminho da trilha, há placas indicativas do nome popular e científico das plantas nativas e atrativas da fauna e que foram identificadas por Heloiza Cassola, engenheira florestal, técnica do Setor de Botânica e membro da equipe do Passarinhando.

Durante o evento comemorativo, participaram os estudantes do 4º e 5º ano orientados, respectivamente, por Maria Roseli Leonel Kraus e por Vinícius Nunes Alves, que são professores da escola e membros do projeto. Os estudantes apresentaram as características de cada habitat mencionando as aves predominantes e mostraram também as parcelas de areia para registrar os rastros de mamíferos que utilizam a área. A entrada de cada ambiente foi apresentada pelos alunos do 5º ano, demonstrando que a trilha ecológica pode ser uma grande sala de aula a céu aberto em que os estudantes são protagonistas do processo de ensino-aprendizagem.

Em seguida, estudantes do Colégio Embraer, representado pela coordenadora técnica Barbara Fernandes, que também é membro do Passarinhando, apresentaram uma linda maquete do Cerrado representando a FEB. Neste momento, descreveram as maravilhas desta paisagem (cerrado típico, campos sujos e campos limpos úmidos, ocorrência de 199 espécies de aves, incluindo espécies ameaçadas), assim como suas problemáticas (lixo acumulado, a monocultura, avanço desordenado da cidade, e outras). As monitoras do Passarinhando – Ana Claudia Fratino e Carol de Castro – demostraram as propriedades do solo do cerrado e das suas plantas, explicando por que o bioma Cerrado é uma caixa d’água e uma floresta invertida.

Finalmente, a atividade foi encerrada com a canção “(En)canto do Cerrado”, cantada e composta por uma das estudantes do projeto, com a mensagem de que Arte e Ciência podem andar juntas, potencializando saberes.

“A extensão universitária protagoniza uma ação bastante especial e indissociável junto à pesquisa e ensino na prática acadêmica e estabelece seu valor em diálogo com os demais setores da sociedade, do qual a universidade faz parte. O projeto Passarinhando, liderado pela Prof. Silvia, é um exemplo muito claro desse processo. A trilha ecológica junto à escola oferece condição especial para a interação entre docentes e estudantes do Instituto ao lado de professores e alunos da rede, oportunizando aprendizado acerca de temas caros à sociedade atual, como preservação do ambiente. Os estudantes do ensino fundamental serão, a partir daqui, multiplicadores dessa ação e serão verdadeiros cientistas desse processo, sob definição de uma ciência cidadã”, afirmou o Vice-diretor do Instituto de Biociências, Prof. Wilian Fernando Zambuzzi, que cuida da pasta da Extensão Universitária.

Para Roberta Sogayar, secretária adjunta do Turismo, o lançamento da Trilha Ecológica na Escola Hernâni Donato coroa o projeto do Passarinhando, trazendo uma diversidade de informações ambientais a serem desenvolvidas ao longo da trilha.

“Uma cidade observadora de aves necessita da universidade na escola, fazendo a ponte entre a ciência e conhecimento pragmático, lúdico e que abre os campos de atuação do aluno no mundo. Deste projeto já temos alguns observadores de aves ávidos e apaixonados, o que certamente é um grande potencial na mão de obra para o turismo”, afirmou Roberta.

A Coordenadora Pedagógica da Escola, Eunice Pedro Santos, comemorou a realização do projeto Passarinhando.

“Eu, como coordenadora da Hernâni Donato, só tenho a dizer que esse projeto é incrível e que os olhos dos nossos alunos brilham com ele. O dia da inauguração da Trilha Ecológica foi mágico para todos nós”, finalizou a coordenadora.

As atividades desenvolvidas pelo projeto podem ser conhecidas no site passarinhando.com, e no Instagram @passarinhandobotucatu

Prestigiaram o evento: José Gustavo Celestino de Campos, da Secretaria Municipal de Educação; Edilene Bortolozzo Vieira, Juliane Fumes Bazzo e Vitor Moratori, da Secretaria do Verde; Roberta Sogayar, Secretária adjunta de Turismo; Percilia Giaquinto Cardoso ,Chefe do Setor de Fisiologia e Vice-Chefe do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional; o presidente da ONG Nascentes, João Batista Oliveira; a Chefe do Setor de Parques e Jardins da FEPE da FCA Unesp, Aline Gonçalves Barbosa; a Supervisora da EMEFI Hernâni Donato, Professora Adelaide; a Coordenadora dos anos iniciais do Ensino Fundamental Professora Danielle; a  Orientadora e Colaboradora das Escolas Integrais, Cristina Mattos; e membros do projeto Passarinhando, como Lais Freitas Lopes e  Isadora Maezato.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.