Diretor do Instituto de Inovação em Biotecnologia do Senai-SP visita CEVAP/Unesp e Parque Tecnológico Botucatu com foco em parcerias

No último dia 12 de setembro, o Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP/Unesp) recebeu a visita do diretor do Instituto de Inovação em Biotecnologia do SENAI-SP, Carlos Alberto Pereira Coelho.

A visita é uma continuidade das agendas anteriores entre as instituições com o intuito de unir o conhecimento acadêmico e científico da universidade, com a experiência em capacitação e qualificação de mão de obra do SENAI. Além da parte educacional, o Senai pode somar também com a sua expertise PDI utilizando o time de pesquisadores e sua infraestrutura na área de biotecnologia.

Também participaram do encontro Tiago Guerreiro, diretor do SENAI Botucatu; o Assessor da Diretoria Regional do SENAI -SP, Prof. Oswaldo Massambani; a Coordenadora Técnica da Unidade de Biotecnologia do SENAI-SP, Nathália Ramalho Moreira; e a Instrutora e Especialista em Cultivo Celular, Marta Marques Maia.

Além da comitiva de São Paulo, esteve presente o diretor executivo do Parque Tecnológico Botucatu, Daniel da Cruz Lopes e a diretora titular do Ciesp – regional Botucatu, Patrícia Dias. A equipe foi recebida pelos pesquisadores Prof. Benedito Barraviera e Prof. Celso Pereira Caricati.

“A Unesp está contratando pesquisadores e técnicos com expertise no desenvolvimento e na produção de amostras validadas de anticorpos monoclonais. A parceria com o SENAI será estratégica, pois poderemos utilizar dos conhecimentos desta respeitável instituição para capacitar imediatamente os nossos futuros colaboradores da Fábrica-Escola”, comentou Barraviera.

Durante a visita ao CEVAP, a comitiva do SENAI pode conhecer o projeto do Centro de Ciência Translacional e Desenvolvimento de Biofármacos, um dos Centros de Ciências para o Desenvolvimento do Estado de São Paulo apoiado pela FAPESP, com sede na Fazenda Lageado, campus da Unesp de Botucatu. Os convidados ainda realizaram uma visita técnica na Fábrica-Escola de Amostras de Biofármacos para Pesquisa Clínica, que já está em sua fase final de construção.

“O SENAI-SP se encontra inserido no contexto industrial, tem uma ampla experiência na formação de profissionais qualificados, além de promover e possuir uma excelente infraestrutura tecnológica no seus Institutos de Inovação. A Unesp Botucatu tem uma reconhecida excelência acadêmica e científica, com destaque para as áreas de saúde humana e animal, agronomia e meio ambiente. A união dessas competências pode resultar em projetos inovadores e de alto impacto para o desenvolvimento da biotecnologia nacional”, afirmou Carlos Alberto Pereira Coelho.

No período da tarde a comitiva foi recebida no Parque Tecnológico Botucatu, onde conversaram com alguns empresários e discutiram ações futuras, além das potencialidades para o setor de Biotecnologia já existente, envolvendo empresas do Parque, Incubadoras e os atores de fazem parte do Arranjo Produtivo Local.

“O ecossistema de nosso município tem muita importância no cenário do Estado de São Paulo. Essa aproximação, entre Universidade, Parque Tecnológico, CIESP e SENAI é fundamental, pois buscamos a união de forças e de conhecimento para o desenvolvimento do setor produtivo, através da qualificação e desenvolvimento científico proporcionada pela universidade, bem como da capacidade de absorção e do potencial de inovação que o segmento industrial tem a oferecer. O que estamos buscando nada mais é do que o desenvolvimento em conjunto dos diversos atores que fazem parte desse ecossistema produtivo e de inovação”, afirmou Daniel Lopes.

“Ainda temos muito a evoluir em vários sentidos. Agradeço a Patrícia Dias, ao Tiago Guerreiro, ao Prof. Benedito Barraviera e ao Prof. Rui Seabra, nosso Diretor Científico do Parque Tecnológico, por toda sinergia e todo o comprometimento, pois essa união de forças, certamente, proporcionará o desenvolvimento futuro e em grande escala de nossa região” finalizou o Diretor do Parque.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.