Replanejamento Pedagógico da Rede Municipal de Ensino reúne cerca de 900 educadores

As aulas na Rede Municipal de Ensino de Botucatu voltam nesta quinta-feira, 27, para cerca de 15 mil alunos; e na busca constante para promover a melhoria do ensino, os educadores participaram de uma preparação muito especial.

 Nos dias 24 e 25, cerca de 900 profissionais da educação das 74 escolas da rede e conveniadas, entre professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, especialistas, equipe psicossocial e de apoio, se reuniram para discutir e elaborar o Planejamento Pedagógico para o segundo semestre de 2023.

 Nestes dois dias de preparação, os educadores participaram de atividades diversas de acordo com o segmento, como oficinas, palestras e elaboração dos planos de ensino para os dois próximos bimestres.

 Na Educação Infantil, os trabalhos foram desenvolvidos através dos temas Música e Ritmo e Psicomotricidade. Os principais objetivos foram compreender a importância do trabalho com música e ritmos na educação infantil e apropriar-se de estratégias para inseri-los na rotina escolar. Da mesma forma, na psicomotricidade, conhecer novas possibilidades para planejamento de atividades psicomotoras.

 Já no Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, os trabalhos com os profissionais da educação foram direcionados através de oficinas explorando o conceito de metodologias ativas e o uso de tecnologias. Durante as oficinas os professores passaram por estações (metodologias da rotação por estações) que apresentaram problemas direcionadores explorando metodologias ativas.

 O replanejamento da Educação Especial foi realizado no dia 24, na Faculdade Galileu (Shopping Botucatu) com a participação dos professores da EMEE Profª. Nair Peres Sartori, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os técnicos do NAPE (Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado).

 O tema abordado foi “Manejo comportamental no contexto escolar/educacional”, ministrado pelos psicólogos da instituição, com o objetivo em abordar sobre a prevenção do manejo comportamental dos alunos elegíveis para a educação especial, promovendo uma inclusão de maior sucesso e criar um ambiente de igualdade com possibilidades e oportunidades para que todos possam ter acesso a uma educação de qualidade, considerando as particularidades de cada individuo.

 De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Claudia Gabriel, os planejamentos são organizados pelos coordenadores de área e supervisores escolares. ”Estas reuniões são muito importantes para verificar as necessidades, indicar as prioridades básicas e determinar os recursos e meios necessários para atingir as grandes finalidades da educação, como também estimular a cooperação entre professores e gestores das escolas”.

 “Destacamos a relevante participação de professores e coordenadores das escolas da Rede Municipal e conveniadas na oferta de oficinas e formação dos profissionais de educação”, concluiu Claudia Gabriel.

 

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.