Sarad oferece atividade física no tratamento de dependentes químicos

Caminhadas, alongamentos, circuito funcional, treinamento individualizado e atividades aquáticas são apenas algumas modalidades esportivas desenvolvidas pelos pacientes do Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD).

Coordenadas pelos profissionais de educação física Renato Fontes Mendonça Neto e Felipe César Damatto, as iniciativas têm a finalidade de contribuir com o tratamento de desintoxicação e reabilitação, atuando diretamente na transformação física e mental dos pacientes.

“Mais do que simplesmente recuperar as funcionalidades motoras, o exercício físico é uma ferramenta de controle químico do corpo e de resgate da autoestima e autonomia”, explicam os profissionais de educação física.

Há atividades físicas que ocorrem semanalmente, como caminhadas e alongamentos, porém elas variam de acordo com a demanda. “Todas as atividades são propostas a partir da avaliação física e com o tipo de necessidade do paciente que está internado”, explica Nilza Martins Ravazoli Brito, Diretora Executiva do SARAD.

Benefícios para pacientes do SARAD

O processo de abstinência, muitas vezes, desencadeia sintomas físicos intensos, como fadiga, dor e agitação. “A prática de atividades físicas moderadas e personalizadas age diretamente no sistema nervoso central, estimulando a liberação de neurotransmissores como endorfina, dopamina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar”, pontuam os profissionais.

Os hormônios naturais ajudam a combater os efeitos negativos do vício, regulando o humor, diminuindo a ansiedade e promovendo um controle químico mais saudável do corpo, componentes essenciais para evitar comportamentos reincidentes.

“Com o suporte da educação física, o SARAD oferece um tratamento que vai além da desintoxicação. É uma jornada de resgate da dignidade em que corpo, mente e espírito encontram forças para se reerguer. Aqui, cada movimento é um passo na direção de uma vida livre das amarras da dependência, com mais saúde, liberdade e esperança”, finalizam os especialistas físicos.

JORNAL HCFMB

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.