Setembro será o mês mais quente da história do Brasil, apontam previsões

Agosto foi um mês crítico no Brasil, com queimadas e seca afetando praticamente todas as regiões do país. E os institutos apontam que setembro não será diferente: O mês começa com uma onda de calor excepcional, sinalizando que a Primavera meteorológica (baseada na temperatura) já começou e não vai acompanhar a astronômica (definida pela posição do sol em relação a Terra), marcada para o dia 22.

Segundo a MetSul Meteorologia, essa massa de ar quente vai prevalecer toda a primeira metade do mês no país, com temperaturas de 40°C e 45°C , em uma extensão territorial que fará deste mês o mais quente da história.

Em setembro, os termômetros, em média, devem marcar até 2°C acima em quase todo o país, aliado à baixa precipitação devido à seca. Isso deve impedir que ondas mais frias entrem nos estados.

Humberto Barbosa, do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), afirmou:

“Setembro começa com a memória climática dos últimos três meses, que teve temperaturas acima da média. As primeiras semanas são de transição e devem bater recordes de calor em quase todo o território”.

A maior preocupação dos analistas é a situação das queimadas na Amazônia. O fogo deve migrar do sul do território para o leste, em direção à região de Matopiba, formada pelos estados do Maranhão, Piauí, Bahia e Tocantins. Barbosa apontou que o alastramento do fogo no Piauí e no Maranhão pode provocar problemas energéticos.

Fonte: Onda Digital

Foto: Reprodução/Shutterstock

Sobre Régis Vallée

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.