Uma cena incomum foi registrada pela primeira e última vez em Cingapura, quando o maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380, andou pelas ruas da cidade.
Se voltarmos para 2007, ninguém diria que a cena registrada na última noite seria possível. Naquele ano, o A380 realizava seu primeiro voo comercial no mundo pela Singapore Airlines, companhia aérea de bandeira da cidade-estado asiática.
O voo inaugural para Sydney, na Austrália, mostrava a imponência do avião da Airbus e também como Cingapura estava crescendo. Porém, os anos se passaram e apesar de a cidade ter continuado a brilhar, o A380 foi perdendo sua luz e saindo de cena.
A aeronave que levava até 475 passageiros em quatro classes diferentes na Singapore Airlines, se provou muito cara de operar, sendo rentável em apenas rotas de muito alta ocupação, algo não tão simples de atingir num avião de dois andares que leva tanta gente. Some-se a isso a constante alta do preço do combustível e a pandemia do Coronavírus, que levaram a Singapore Airlines a reduzir a frota substancialmente.
E agora, pela primeira vez, a empresa está desmontando, na sua própria cidade um desses A380 aposentados. Outros que foram devolvidos antes, seguiram rumo a outros locais, como a Europa, antes de serem sucateados.
Como mostrado no vídeo acima, dois aviões foram retirados do Aeroporto Internacional de Cingapura, onde estavam estocados, e foram rebocados até o Centro de Exposições de Changi, num terreno próximo – note que o vídeo erroneamente aponta que foram dois A380, quando, na verdade, foi um A380 e um Boeing 777-200ER.
A passagem pelas ruas da cidade, efetuada durante a noite para evitar problemas co o trânsito, chamou a atenção de muitas pessoas, principalmente de spotters que registraram a despedida do gigante.
Outras imagens, realizadas nesta manhã, já mostram o A380 e o 777 no seu local final, prontos para serem desmontados. Ao lado deles está outro A380, que chegou dias atrás
https://youtu.be/iPVKEZjsITM
fonte: www.aeroin.net