VAS fará ação de nebulização no Jardim Planalto em virtude de um caso importado da Febre de Chikungunya

 Nesta quinta-feira, 20, a partir das 8 horas, a Vigilância Ambiental Saúde realizará a aplicação de inseticida, através de nebulizadores costais, em 4 quarteirões do Jardim Planalto, região norte, em virtude de um caso importado da Febre de Chikungunya, mais uma doença cujo vírus também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

 A ação é complementar a outras atividades desenvolvidas como bloqueio de redução de criadouros de mosquitos, nebulização veicular de inseticida e pulverização de larvicida biológico.

 Os sinais e sintomas da febre de Chikungunya são clinicamente parecidos aos da dengue – febre de início agudo, dores articulares e musculares, dor de cabeça, náusea, fadiga e exantema. A principal manifestação clínica que a difere são as fortes dores nas articulações.

 Embora a Chikungunya não seja uma doença de alta letalidade, tem elevada taxa de morbidade associada à artralgia persistente, que pode levar à incapacidade e, consequentemente, redução da produtividade e da qualidade de vida.

  A maneira mais eficaz de se combater a dengue, febre de Chikungunya e Zika vírus, é através da eliminação das condições favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, isto é, fazendo a manutenção adequada de recipientes com ou em condições de acumular água parada.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.