A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), informou o nascimento de dois filhotes de Sauim-de-Coleira (Saguinus bicolor) e dois filhotes de Sagui-da-Serra-Escuro (Callithrix aurita).
Os animais nasceram na madrugada desta segunda-feira (21), sendo identificados pelos funcionários do Zoológico logo no início da manhã, nas costas de suas respectivas mães. Os nascimentos eram esperados pela instituição pelo fato de os animais estarem há quase um ano pareados. Por serem animais de pequeno porte, não havia certeza da prenhez, já que nestas espécies é difícil diagnosticar uma gestação sem exames específicos.
De acordo com Samantha Pereira Lima, diretora do Zoo de Bauru, a comemoração do Zoológico de Bauru veio em dose tripla. “As duas espécies de primatas estão ameaçadas de extinção e fazem parte do Plano de Manejo de Conservação Ex Situ, firmado por meio de Acordo de Cooperação Técnica em Abril de 2018, entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), sendo que o Zoológico de Bauru participa do programa para as duas espécies”, afirma. De acordo com a diretora, este plano de manejo é importante, pois estimula a reprodução de espécies ameaçadas, prezando pela conservação genética dos indivíduos, melhorando as chances de sucesso de futuras reintroduções desses primatas em seus ambientes naturais.
Em outubro de 2023, o Parque Zoológico Municipal de Bauru recebeu a fêmea de Sagui-da-Serra-Escuro, oriunda do Centro de Conservação dos Sagui da Serra (CCSS), localizado em Viçosa/MG. Em fevereiro de 2024, chegaram dois primatas machos (um Sauim-de-coleira e um Sagui-da-Serra-Escuro) do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ).
A chegada dos machos, à época, foi marcada pelo fato de os animais serem trasladados por meio do transporte solidário realizado pela Latam, que é apoiadora do Programa, como forma de facilitar o deslocamento desses indivíduos entre as instituições.
A fêmea de Sauim-de-Coleira, vive no Zoológico de Bauru desde 2011 e possui uma grande importância para o plano de manejo pela sua genética, conforme orientação técnica dos gestores do Plano de Manejo de Conservação Ex-situ.
Tanto o Sauim-de-Coleira quanto o Sagui-da-Serra-Escuro estão vivendo em recintos no setor de visitação do Zoológico de Bauru e podem ser avistados pelo público, que deve ser muito atencioso para visualizar os filhotes, pois eles são pequenos e ficam escondidos nas costas ou região ventral dos pais.