Programa Municipal DST/Aids de Botucatu recebe “Prêmio Luiza Matida”

O Programa Municipal DST/Aids de Botucatu foi premiado pela segunda vez na 4ª edição do “Prêmio Luiza Matida”. A premiação ocorreu durante o evento comemorativo da 7ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita: “Os desafios da eliminação da sífilis congênita – teste, trate e cure a sífilis adquirida”, que ocorreu no dia 05 de dezembro, em São Paulo, promovido pelo Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo.

 O prêmio é concedido aos municípios que atingiram alguns dos indicadores para a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, em reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado pelos profissionais para evitar que o HIV seja transmitido da mãe para seu filho.

 A redução dos casos de transmissão vertical do HIV (TVHIV) no país permitiu que o Ministério da Saúde, em 2017, lançasse a estratégia de Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV. Essa estratégia tem o propósito de certificar municípios com população de 100.000 habitantes ou mais, que tenham atingido critérios e indicadores estabelecidos para eliminar a Transmissão Vertical do HIV, em conformidade com as diretrizes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse prêmio indica que o nosso município está a caminho dessa certificação.

 “Esse Prêmio é mérito de um trabalho de toda a equipe do Programa, e de todos os profissionais que colaboram com os objetivos do Programa, incluindo todos os profissionais gestores de saúde e da rede de Atenção Básica de nosso município, que oferecem testagem rápida, diagnóstico e acompanhamento das gestantes com HIV em tratamento. Frente ao empenho e ao excelente trabalho realizado, nosso município não tem nenhum caso de transmissão vertical do HIV há mais de 9 anos”, destacou a coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, Thaís Espernega Santos.

 “Agradecemos também e dividimos esse prêmio com nossos parceiros: Serviço de Assistência Especializada de Infectologia (SAE) “Dr. Domingos Alves Meira”, referência no tratamento das gestantes com HIV do município de Botucatu e Região, e ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores, onde são realizados ações de prevenção, acompanhamento e tratamento das Infecções sexualmente transmissíveis”, completou Thaís.

 Sobre o Prêmio Luiza Matida

 O Prêmio Luiza Matida, concedido pelo Programa Estadual DST/Aids-SP desde 2015, presta homenagem à médica pediatra que lutou incansavelmente pela eliminação da transmissão vertical da sífilis e do HIV, esteve à frente de pesquisas que muito contribuíram para o sucesso das respostas, nacional e paulista, na redução da transmissão vertical do HIV. Em 2013, em parceria com a Agência Japonesa Jica, fez parte de um grupo técnico para qualificação e fortalecimento da resposta moçambicana ao HIV/AIDS. Determinada e persistente em seus objetivos e ideais, Luiza não se conformava com a notificação de casos de transmissão vertical da sífilis e HIV no estado de São Paulo. O sonho de Luiza continuará vivo em cada um de nós.

 

Serviço:

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 7 – Vila dos Lavradores

Telefones: [14] 3811-1100

 

Programa Municipal de DST/aids

Espaço Saúde Profª Cecília Magaldi 

Avenida Santana, 323 – Centro

Telefone: 3811-1606

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.