Eleição unificada e mandato de 5 anos: PEC que põe fim à reeleição

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (21) o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República.

A proposta será, agora, enviada para votação no plenário principal do Senado. Com apoio de diferentes frentes, o texto pode ser efetivado ainda neste semestre.

A PEC prevê o aumento do tempo de mandato para cargos eletivos. Segundo o texto, saltarão de 4 para 5 anos de mandato: vereadores, deputados estaduais e federais, prefeitos, governadores e presidente da República.

Durante as discussões, o colegiado optou por reduzir os mandatos de senadores a partir de 2030, para 5 anos. Além disso, a PEC também unifica a data das eleições municipais e gerais a partir de 2034.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.