Internações por alcoolismo crescem no país: 4 pessoas são hospitalizadas por hora

4 internações por hora – O alcoolismo, também chamado de transtorno por uso de álcool, é responsável por 10,5% das mortes associadas ao consumo de álcool no Brasil, com uma média de 21 óbitos por dia. Entre 2022 e 2023, houve um aumento de 2,8% nas hospitalizações por essa causa, totalizando quatro internações por hora. O levantamento foi feito pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), com base em dados do Datasus e do IBGE.

Onze estados apresentam taxa de óbito por alcoolismo superior à média nacional de 3,6 por 100 mil habitantes, com destaque para Piauí, Bahia, Espírito Santo e Tocantins. Já em relação às internações, oito estados superam a média nacional de 19,3 por 100 mil habitantes, sendo Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina os líderes nesse índice.

Apesar do aumento nas hospitalizações, houve uma queda de 9,2% nos óbitos entre 2022 e 2023, segundo ano consecutivo de redução após o crescimento observado durante a pandemia.

Homens representam 90,9% das mortes por alcoolismo, com aumento de 10,1% entre 2010 e 2023, enquanto entre as mulheres houve queda de 2,5%. A maioria dos óbitos ocorre entre pessoas com 55 anos ou mais. Quanto às internações, os homens são 86,4% dos hospitalizados, mas a participação feminina cresceu de 9,9% em 2010 para 13,6% em 2023.

A faixa etária mais afetada pelas internações é de 35 a 54 anos, com 57,4% dos casos.

Fonte: G1

Foto: Reprodução

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.