Comitê recomenda que Doria feche igrejas e mude critério do Plano SP para evitar caos

Os médicos do centro de contingência para a Covid-19 recomendaram ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que ele volte a determinar o fechamento de igrejas e recue na decisão de transformá-las em atividades essenciais.

Eles também recomendaram que as taxas de internação em leitos de UTI que determinam se uma região vai para a fase vermelha no Plano São Paulo, com restrições rígidas à circulação de pessoas, caiam de 75% para 70%.

As taxas de ocupação de leitos de UTI são hoje de 74,3% na Grande São Paulo e de 73,2% no estado. Se Doria seguir os conselhos, todas as regiões voltam para a fase vermelha. Médicos que integram o grupo dizem que é isso ou o colapso do sistema de saúde, gerando o caos.

Os especialistas consideram que os templos estão entre os principais polos de disseminação do novo coronavírus. Eles são locais fechados em que as pessoas se aglomeram e cantam, muitas vezes sem máscaras e sem obedecer a qualquer critério de distanciamento social.

Para os médicos, é preciso eliminar os atrativos para que as pessoas saiam de casa, já que boa parte da população já não toma os cuidados necessários para evitar se contaminar.

Ainda assim, ele assinou um decreto que classifica as igrejas como atividades essenciais, permitindo que permaneçam abertas. Disse que é católico e que as orações ajudam a aumentar a resiliência e a esperança no futuro.

O estado de SP é o mais afetado pela Covid-19 em números absolutos. Já chegou ao total de 59 mil óbitos confirmados pela doença e mais de 2 milhões de casos durante toda a pandemia.

fonte: JCNet

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.