Receita abre consulta ao novo lote residual de restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal disponibiliza nesta sexta-feira (24), a partir das 10h, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF), referente ao mês de outubro.

O lote inclui  restituições de quem enviou a declaração de 2025 com atraso ou com pendências já resolvidas, além de valores atrasados de anos anteriores. Ao todo, serão  248.894 contribuintes contemplados.

Data do pagamento

O crédito bancário referente às restituições do lote será disponibilizado no dia 31 de outubro, segundo o governo federal. O valor total destinado aos contribuintes é pouco mais de R$ 602,9 milhões.

Do total, R$ 349,3 milhões serão  pagos a contribuintes com prioridade legal. Desse grupo, 6.627 são idosos acima de 80 anos, 36.714 têm entre 60 e 79 anos, 5.040 são pessoas com deficiência física, mental ou doença grave, e 10.871 têm o magistério como principal fonte de renda.

Outros 158.775 contribuintes também receberão a restituição por usarem a declaração pré-preenchida ou optarem pelo pagamento via Pix, o que garante prioridade. Fora os grupos prioritários, o lote inclui outras 30.867 restituições para contribuintes.

Como saber se serei contemplado?

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”.

No site, é possível escolher entre uma consulta simples ou uma consulta completa, que mostra o extrato de processamento da declaração no portal e-CAC. Caso haja alguma pendência, o contribuinte pode corrigir as informações enviando uma declaração retificadora.

 Fonte: IG

Foto: Reprodução

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.