Encontro acontece de 11 a 13 de dezembro, no Espaço IB Eventos, e reúne especialistas para debater avanços científicos, novas pesquisas e a história da paleontologia paulista.
O Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBB/Unesp) sediará entre os dias 11 e 13 de dezembro o PALEO-SP 2025: Encontro Regional de Paleontologia, evento que marca os 25 anos das reuniões anuais PALEO-SP, cuja primeira edição também foi realizada no IBB/Unesp, em 2000, sob coordenação da mesma Comissão Organizadora que conduz a edição comemorativa deste ano.
Retornando às suas origens, o encontro propõe o tema “Paleontologia na Ciência”, convidando participantes a refletir sobre o papel, as transformações e as contribuições dessa área ao longo de um quarto de século de produção científica, formação de pesquisadores e integração entre instituições no Estado de São Paulo.
A programação do evento é ampla e diversificada, reunindo palestras, painéis temáticos, apresentações de pôsteres e discussões especializadas. Durante os três dias, o público terá a oportunidade de acompanhar diferentes perspectivas da pesquisa em Paleontologia, desde estudos tradicionais até abordagens contemporâneas que incorporam novas tecnologias, métodos analíticos e interfaces com outras áreas das geociências e da biologia evolutiva.
Um dos destaques é a atividade especial no sábado (13), que levará os participantes ao Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia (MAGMA), no Bairro Demétria. A visita guiada permitirá contato direto com um acervo geocientífico, ampliando a experiência formativa para além do ambiente do evento.
A palestra de abertura será ministrada por Marcello Guimarães Simões, professor do Departamento de Biodiversidade e Bioestatística do IBB/Unesp, com o tema “Promessas, descobertas e surpresas: a paleontologia que imaginávamos em 2000; 1/4 de século depois”. A presença de pesquisadores de diferentes instituições reforça o caráter colaborativo do encontro.
Entre eles estão Douglas Galante (IGc/USP), que apresentará a palestra “Novas Fronteiras na Paleontologia”; Filipe Giovanini Varejão (UFOP); Gabriel Ladeira Osés (IF-USP); Ismar de Souza Carvalho (UFRJ); Juliana Leme (IGc/USP); Lucas Inglez dos Reis (Unesp – Rio Claro) e Suzana Aparecida Matos da Silva (UFU).
As discussões da programação também incluem duas mesas-redondas: “Avanços no Conhecimento da Geologia e Paleobiologia do Ediacarano no Brasil”, com Juliana Leme e Lucas Inglez dos Reis, e “Avanços na Compreensão da Preservação dos Fósseis na Bacia do Araripe, NE do Brasil”, que reunirá Filipe Giovanini, Gabriel Ladeira e Suzana Aparecida.
O PALEO-SP 2025 é organizado pelo Laboratório de Paleontologia e Geologia (LAPGeo) e pelo Laboratório de Paleontologia de Macroinvertebrados (LAPALMA), ambos da Unesp (câmpus de Botucatu e Bauru, respectivamente) pelo Laboratório de Estudos Paleobiológicos (LEP) do Instituto de Geociências da USP e pelo Laboratório Analítico em Paleontologia (LABAP) da Universidade Federal de Uberlândia, em parceria com a Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP). As atividades serão realizadas no Espaço IB Eventos, no IBB/Unesp.

Alpha Notícias Rede Alpha de Comunicação