Levantamento epidemiológico em Botucatu aponta 0,5% dos testados com coronavírus

A Prefeitura de Botucatu finalizou o levantamento epidemiológico para identificação do percentual de moradores que apresentam anticorpo para a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Ao todo, 1414 testes rápidos foram realizados em cidadãos de diversas idades e em várias localidades do Município. Desses, 7 testaram positivo, e o restante negativo para o anticorpo.

As coletas foram realizadas por 29 equipes da Secretaria Municipal de Saúde, compostas cada uma por 3 profissionais, que visitaram as residências em dezenas de bairros do Município. Em 15 minutos os testes sorológicos já ofereciam os resultados.

“Concluímos que 0,5% das pessoas testadas apresentaram anticorpo do coronavírus, o que nos faz concluir que, extrapolando essa média para todo o Município, aproximadamente 878 dos 146.497 mil habitantes de Botucatu já tiveram contato com a doença e possuem o anticorpo, considerando a sensibilidade do exame, de 20%. Ou seja, uma expressiva maioria dos botucatuenses ainda está vulnerável ao contágio”, afirmou André Spadaro, Secretário Municipal de Saúde.

Esse resultado se soma a outros fatores que ajudam as autoridades médicas e a própria administração municipal a avaliarem medidas de isolamento social e flexibilização da economia, como a ocupação de leitos de UTI em hospitais da Cidade, o número de casos confirmados, entre outros.

A Prefeitura continua testando todas as pessoas que apresentam síndrome gripal, através do contato com a Central Coronavírus, no (14) 3811-1519.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.