Um homem de 24 anos foi preso em flagrante na manhã desta segunda-feira (26) após ameaçar, desacatar e resistir à atuação de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu, no Residencial Cachoeirinha I. A ação ocorreu durante um ponto de estacionamento preventivo realizado pela equipe da Patrulha Maria da Penha, que atua na prevenção de crimes, incluindo o tráfico de drogas na região.
De acordo com a GCM, o indivíduo passou a hostilizar verbalmente os guardas, utilizando palavras de baixo calão e xingamentos, além de incitar moradores a filmarem a equipe. Em seguida, passou a fazer ameaças, afirmando que “mandava no local” e que poderia prejudicar os agentes por meio de “uma ligação”. O comportamento se repetiu diversas vezes sempre que o homem passava em frente à viatura, o que acabou atraindo moradores e provocando aglomeração.
Diante da situação, foi solicitado apoio de outras viaturas. Com a chegada do reforço, o suspeito se exaltou ainda mais, gritando e afirmando ser morador do condomínio. Durante a abordagem, ele se recusou a fornecer seus dados pessoais, apontou o dedo no rosto de uma guarda civil e resistiu à busca pessoal, desobedecendo ordens legais e alegando, em voz alta, que estaria sendo agredido.
Após insistência da equipe, o homem forneceu seus dados e permitiu a revista pessoal, que não resultou na apreensão de objetos ilícitos. Mesmo assim, diante das infrações cometidas, ele recebeu voz de prisão e foi informado de que seria conduzido à Delegacia de Polícia. Antes disso, foi levado ao Pronto-Socorro para exame médico.
Segundo a GCM, durante o deslocamento e o atendimento médico, o indivíduo manteve comportamento agressivo, sendo necessário o uso de algemas, conforme previsto na Súmula Vinculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal, para garantir a segurança do próprio conduzido, da equipe e de terceiros. Ainda durante o trajeto, ele chegou a bater a cabeça contra as janelas da viatura, sem causar danos ao veículo.
O caso foi apresentado na Delegacia de Polícia, onde foi registrado boletim de ocorrência por desacato, resistência, desobediência, ameaça e infração ao artigo 68 da Lei de Contravenções Penais. O homem permaneceu preso e à disposição da Justiça.
Alpha Notícias Rede Alpha de Comunicação