Personalidades marcantes da cultura brasileira vão dominar os enredos do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026. Nomes como Rita Lee, Ney Matogrosso, Heitor dos Prazeres, Rosa Magalhães e Ciça estão entre os homenageados por oito das 12 escolas que desfilarão na Sapucaí. Entre todos os temas anunciados, porém, o que mais chama atenção é o da estreante Acadêmicos de Niterói, que levará para a avenida a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A escola fará sua estreia no Grupo Especial abrindo os desfiles no domingo, 15 de fevereiro de 2026, com transmissão da TV Globo. A escolha do enredo ocorre a cerca de oito meses das eleições presidenciais, o que gerou debates. Para evitar infrações ao regulamento — que proíbe manifestações de cunho político-partidário —, a direção da escola orientou seus integrantes a não realizarem gestos associados a campanhas políticas durante o desfile.
Além do enredo, a própria história da Acadêmicos de Niterói chama atenção. Embora registrada como pessoa jurídica em março de 2018, a agremiação só passou a atuar efetivamente em setembro de 2022, após receber a vaga da Acadêmicos do Sossego na Série Ouro do carnaval carioca. Fundada em 1969, a Sossego desfilava no Rio desde 1996 e decidiu retornar aos desfiles em Niterói, cedendo seu lugar na competição à nova escola poucos meses após obter a sexta colocação no carnaval de 2022.
Com a transição, Hugo Júnior — então presidente da Sossego — assumiu o comando da Acadêmicos de Niterói para a estreia em 2023. O intérprete Danilo Cezar, que havia sido anunciado pela Sossego em 2022, também passou a integrar o novo projeto como cantor oficial.
No primeiro desfile no Rio, a escola apresentou o enredo “O Carnaval da Vitória”, que retratou o ano de 1946 e o retorno da festa popular após o fim da Segunda Guerra Mundial. Sob criação do carnavalesco André Rodrigues, a agremiação conquistou a quinta colocação entre 15 concorrentes.
Já em 2024, com o enredo “Catopês – um Céu de Fitas”, inspirado em uma tradicional manifestação cultural de Montes Claros (MG) e desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins, a escola terminou na oitava posição. Meses depois, Hugo Júnior deixou a presidência da Acadêmicos de Niterói para assumir a direção da LIGA-RJ, entidade responsável pela organização dos desfiles da Série Ouro do carnaval carioca.
Alpha Notícias Rede Alpha de Comunicação