A minoria mais perigosa

Caminho com Pr. Ed Rene faz alguns anos, sempre aprendendo muito com ele e atualmente tenho o privilegio de caminhar mais próximo e aprender ainda mais. Quando o li o seu texto fiquei mais uma vez admirado com a profundidade e inspiração para os dia atuais tão difíceis. Ele me autorizou e compartilho aqui, com nossa cidade, através da minha coluna. Boa Leitura!

Pr Renato Ruiz Lopes
@edrenekivitz

• • • • • •

Pensei retirar a foice e o martelo do canto da foto para que não repetissem a ladainha de me chamar de comunista. Mas os intelectualmente desonestos ou que ignoram as implicações políticas e sociais do Evangelho o farão de qualquer jeito.

Então deixei aí mesmo, a foto é assim, que fique. Principalmente porque o que importa é a profecia que contém, reverberando palavras de Jesus: “é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus”.

A minoria perigosa no Brasil pode ser identificada com os 5% que estão no topo da pirâmide e concentram a mesma renda dos 95% restantes. É estarrecedor saber que um trabalhador que receba um salário mínimo mensal levará 19 anos para ganhar o mesmo que aqueles que integram o 0,1% mais rico do país recebem em apenas um mês. A desigualdade social e econômica é escandalosa, cruel e insustentável.

Os ricos são perigosos para o mundo e para si mesmos, pois não apenas enxergam a realidade a partir de seu lugar de privilégio, como também geralmente fazem de tudo para ampliar e preservar esses privilégios que os mantém alienados de si mesmos, do próximo, e, em última instância, de Deus e também do reino de Deus e sua justiça, que Jesus nos recomendou buscar em primeiro lugar.

Os ricos que pensam apenas em si mesmos Jesus chama de loucos, tolos, estúpidos, sem inteligência, porque desconectados do que realmente importa. Os ricos generosos, ocupados com a solidariedade e comprometidos com a justiça social são um milagre: são camelos que passaram pelo buraco da agulha.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.