Câncer: Estudo aponta que estresse influencia no tamanho de tumores

Publicado na revista Cancer Cell, na quinta-feira (22), um estudo coordenado por pesquisadores da Universidade de Johns Hopkins e da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, mostrou que o estresse influencia diretamente na propagação de um tumor.

A descoberta foi feita através de uma pesquisa com ratos que tinham câncer. Inicialmente, a equipe removeu os tumores que cresciam nos animais e espalhavam células cancerosos para os pulmões dos roedores. Depois, eles os submetiam a situações de estresse.

Segundo Mikala Egeblad, uma das cientistas e professora adjunta envolvida na análise, os resultados foram impressionantes. “Vimos esse aumento assustador de lesões metastáticas nesses animais. Houve um aumento de até quatro vezes nas metástases”, relembrou Egeblad.

Na imagem deste post, é possível identificar que o câncer se espalhou de forma mais rápida na coluna do meio, que representa os ratos estressados, em comparação com aqueles do grupo de controle, à esquerda.

Fonte: O GLOBO

 

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.