Atletas do SESI conquistam vagas para o Pan-Americano e Oceania

O SESI Vila Leopoldina foi palco da Seletiva Nacional Sênior de Judô, realizada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ). A competição teve como objetivo definir os representantes do Brasil para o Campeonato Pan-Americano e Oceania 2025.
A seletiva reuniu 25 atletas nacionais de destaque, que participaram do evento com base em critérios rigorosos de performance nos últimos dois anos. Entre eles, cinco judocas representaram o SESI Judô: Shirlen Nascimento (até 57kg), Michel Augusto (até 60kg), Vinicius Ardina (até 73kg), Luan Almeida (até 81kg) e Guilherme Morais (até 90kg).

Com muita força, garra e dedicação, os atletas do SESI brilharam em suas categorias e dois deles garantiram vaga na Seleção Brasileira que disputará o Pan e a Oceania 2025.
No peso mais leve entre os homens, Michel Augusto protagonizou lutas emocionantes contra Chrystian Silva (Clube Paineiras do Morumby/SP). Michel venceu a primeira luta por ippon (imobilização) e, na segunda, fez 2×0 com uma vitória por yuko, carimbando o passaporte para Santiago. Após a vitória, o atleta comemorou:
“Acabei de garantir a minha vaga para o Pan-Americano. Deu tudo certo, graças a Deus! Fiz uma competição muito dura com um adversário que eu já conhecia — já fizemos muitas lutas difíceis — e consegui acertar um yuko ali. Estou muito feliz com essa conquista. Vamos, SESI!”

Já entre as mulheres, Shirlen Nascimento encarou um desafio de alto nível ao disputar a vaga com Bianca Reis (Esporte Clube Pinheiros/SP) e Jéssica Lima (Sogipa/RS). No sistema de rodízio da primeira fase, Jéssica venceu Bianca por yuko, Shirlen venceu Jéssica por ippon e Bianca venceu Shirlen nas punições. Com tudo empatado, Shirlen e Bianca avançaram à segunda fase.

Na fase decisiva, uma “melhor de duas”, Shirlen venceu uma luta em um golden score de quase seis minutos com um waza-ari, forçando a terceira e definitiva luta. O desempate durou quase 13 minutos e foi decidido nas punições a favor de Shirlen (3-2), que também conquistou sua vaga.
“Também consegui a minha vaga para o Pan! Estou muito feliz. Foi uma competição muito difícil, mas durante toda a luta procurei dar o meu melhor — e deu tudo certo.” disse a atleta após a vitória.

Os demais atletas do SESI também tiveram atuações consistentes, demonstrando técnica e preparo diante de adversários.
A programação da seletiva teve início no dia 9 de abril, com congresso técnico, pesagem oficial e sorteio das chaves no próprio SESI Vila Leopoldina. As competições foram realizadas no dia 10, com início às 11h, e contaram com a presença do público, mediante reserva de ingressos gratuitos, além de transmissão ao vivo pelo Canal

Olímpico do Brasil (YouTube) e Sportv (TV).
O Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô é uma das competições mais importantes do calendário da modalidade e, em 2025, terá peso 800 no ranking da Federação Internacional de Judô (FIJ), superando até mesmo a pontuação de uma medalha de ouro em Grand Prix.

Confira abaixo a lista completa de classificados da Seletiva Nacional Sênior:
Feminino
48kg – Natasha Ferreira (Sociedade Morgenau-PR/FPRJUDO)
52kg – Jéssica Pereira (Instituto Reação-RJ/FJERJ)
52kg – Larissa Pimenta (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
57kg – Shirlen Nascimento (SESI-SP/FPJ)
63kg – Rafaela Silva (C.R. Flamengo-RJ/FJERJ)
70kg – Luana Carvalho (Umbra Vasco-RJ/FJERJ)
78kg – Beatriz Freitas (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
+78kg – Beatriz Souza (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
+78kg – Giovanna Santos (C.R. Flamengo-RJ/FJERJ)

Masculino
60kg – Michel Augusto (SESI-SP/FPJ)
66kg – Ronald Lima (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
66kg – Willian Lima (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
73kg – Daniel Cargnin (Sogipa-RS/FGJ)
81kg – Gabriel Falcão (Instituto Reação-RJ/FJERJ)
90kg – Giovani Ferreira (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
90kg – Rafael Macedo (Sogipa-RS/FGJ)
100kg – Leonardo Gonçalves (Sogipa-RS/FGJ)
+100kg – Rafael Buzacarini (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)

Fotos: Anderson Neves / CBJ

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.