Bauru em alerta: Registra quatro casos autóctones de chikungunya

Bauru registrou quatro casos autóctones de chikungunya, além de contar com outros cinco suspeitos. Assim como a dengue, que já acometeu 3.737 pessoas na cidade, a chikungunya apresenta sintomas como febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, dor de cabeça, dor muscular e cansaço. A principal diferença é que a chikungunya provoca fortes dores nas juntas e articulações, que em alguns casos pode persistir por semanas ou até meses.

Em casos de sintomas, a população deve procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequados. Para tentar conter o problema, a prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, realiza nesta quinta (27) e sexta (28) um mutirão de limpeza e recolhimento de materiais inservíveis na região do Pousada da Esperança.

A proposta é eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Nesta quinta-feira, as equipes vão atuar no Pousada da Esperança II e Núcleo Nova Bauru, e nesta sexta-feira no Pousada da Esperança, Vila São Paulo e Jardim Ivone.

Serão recolhidos materiais como móveis velhos, sofás, armários, colchões, guarda-roupas, televisores, pneus, fogões, restos de madeira e materiais recicláveis. Não serão recolhidos materiais como lixo orgânico, resíduos da construção civil, lâmpadas e restos de poda de árvores e arbustos.
Nesta terça-feira (25) e quarta-feira (26), a Secretaria de Saúde vai fazer a divulgação do mutirão nas residências da região do Pousada da Esperança, Núcleo Nova Bauru, Vila São Paulo e Jardim Ivone, com os agentes distribuindo panfletos e informando a população.

A área foi escolhida devido ao maior índice de casos de dengue, mas é importante que a população de todo o município siga com os cuidados. Além dos casos confirmados, existem mais 2.371 suspeitos e quatro óbitos estão em investigação.

Os agentes de endemias seguem com vistorias nos imóveis e orientação sobre a importância da prevenção. A Secretaria de Saúde pede a colaboração dos moradores para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água, como latas, pneus, potes e garrafas, que devem ser levados aos Ecopontos, e ainda verificar sempre os vasos de plantas, calhas, caixas d’água, ralos, e manter quintais, calçadas e terrenos limpos.

Vacinação

As unidades de saúde continuam com a aplicação da vacina da dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Já a aplicação da vacina da febre amarela é voltada para todas as pessoas que ainda não tenham recebido o imunizante. Para crianças menores de 5 anos, a aplicação é feita em duas doses, sendo a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos. Para pessoas a partir dos 5 anos de idade, a vacina é aplicada em dose única.

Fonte: JCNET

Foto: Thayna Polin/Prefeitura de Bauru

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.