Últimas Notícias

Prefeitura intensifica de busca ativa da Tuberculose

A Prefeitura de Botucatu realiza durante o mês de março a primeira etapa anual da Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório de Tuberculose. O objetivo é alertar a população para os primeiros sinais da doença, as formas de prevenção e o tratamento disponível gratuitamente na rede pública de saúde.

A campanha ocorrerá de 16 a 30 de março com a busca ativa de pessoas com sintomas respiratórios, tendo por público-alvo toda a população.

Durante esse período, os profissionais de saúde estarão atentos aos pacientes com tosse persistente por mais de três semanas, incentivando-os a fazer a coleta de material (escarro) para diagnóstico e tratamento precoce dos casos que apresentarem resultado positivo.

“Trata-se de um exame simples e que pode ser solicitado por qualquer profissional das unidades de saúde. Consiste na coleta de duas amostras de escarro, uma no momento da abordagem na unidade e outra no dia seguinte em jejum, que serão encaminhadas para análise laboratorial”, explica André Spadaro, Secretário Municipal de Saúde.

Durante a campanha também será incentivada a realização de atividades educativas nas unidades de saúde, com foco na identificação de qualquer indivíduo que apresente tosse por mais de três semanas.

A meta do indicador de Sintomáticos Respiratórios examinados para diagnóstico de Tuberculose, através da baciloscopia de escarro, deve ser de pelo menos 1% do total da população residente, ou seja, em Botucatu espera-se que sejam examinadas 1.464 pessoas.

A doença

A tuberculose é causada por um bacilo (Mycobacterium tuberculosis), que pode ser transmitido pela tosse, fala ou espirro, sendo transmitida de pessoa a pessoa, com muita facilidade.

Além da tosse, outras características da doença são febre vespertina, emagrecimento, suor noturno e fraqueza. Em fases avançadas pode levar ao óbito.

O tratamento dura em média seis meses e é fornecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O paciente precisa tomar a medicação rigorosamente por seis meses para garantir o tratamento correto e a cura.

Mais informações:

Secretaria Municipal de Saúde

Endereço: Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores

Telefone: (14) 3811-1100

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Nova abordagem da GCM acaba em prisão por Tráfico na Vila Jardim

No final da noite de ontem (14) a equipe do GAPE (Grupo de Ações Preventivas Especiais) durante patrulhamento preventivo comunitário ...