Bauru perde doses da vacina contra a dengue após falha no armazenamento

Bauru registrou a perda de doses da vacina contra a dengue em razão de uma alteração na temperatura do local de armazenamento. A informação foi divulgada na terça-feira (11) pela Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Estado, os imunizantes da vacina Qdenga foram encaminhados para análise e não podem ser utilizados. Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que as doses afetadas foram recolhidas e consideradas impróprias para uso. A pasta também destacou que cabe ao município formalizar a notificação da perda junto ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

O Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE) anunciou o remanejamento prioritário de aproximadamente 2 mil doses da Qdenga para Bauru. Segundo o órgão, os imunizantes estarão disponíveis no GVE do município para retirada pelas equipes da prefeitura na sexta-feira (13).

Em comunicado oficial, o CVE esclareceu que não houve registro prévio de notificação de desabastecimento por parte do município. O órgão afirmou ainda que o GVE de Bauru irá reforçar junto à administração municipal as orientações para monitoramento e controle dos estoques de imunobiológicos, com o objetivo de evitar novas ocorrências.

Já a Secretaria Municipal de Saúde informou que a cidade está temporariamente sem doses da Qdenga, tanto no estoque central quanto nas salas de vacinação. Segundo a pasta, em 15 de janeiro foi identificada uma excursão de temperatura em um equipamento de armazenamento, envolvendo vacinas destinadas ao público de 10 a 14 anos.

Ainda conforme o município, o episódio foi comunicado imediatamente à Secretaria de Estado da Saúde, seguindo os protocolos estabelecidos. Após análise técnica, foi recomendado o descarte das doses como medida preventiva para assegurar a qualidade e a segurança dos imunizantes.

A secretaria acrescentou que as aplicações continuaram normalmente com as vacinas que estavam armazenadas em condições adequadas, até o esgotamento do estoque em 3 de fevereiro.

O município ressaltou que não há falta das demais vacinas do calendário regular e que a imunização de servidores municipais segue sem alterações. A orientação é para que responsáveis por adolescentes que aguardam a segunda dose ou desejam iniciar o esquema vacinal procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para atualização cadastral.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.