Estudantes de Pirassununga (SP), faz campanha e beneficia os estoques do Hemocentro de Botucatu

Um mutirão em nome da solidariedade e do bem-estar coletivo. É dessa forma que pode ser classificada a iniciativa de estudantes do Colégio John Kennedy, em Pirassununga (SP).

No mês de setembro, Bárbara Jordão Campos, 15 anos, ligou para o Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) dizendo que seria realizado um evento em sua escola e, como parte das atividades, a captação de sangue estaria incluída na programação.

Na ocasião, a estudante conversou com a Coordenadora do Núcleo de Hemoterapia do Hemocentro, Patrícia Carvalho Garcia Bonechini, que explicou que a cidade de Pirassununga não era vinculada ao Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-VI), portanto era fundamental que Bárbara conversasse com Hemonúcleos de sua região.

Diante da indisponibilidade de diversos serviços, o Hemocentro do HCFMB topou o desafio e encaminhou uma série de requisitos que precisavam ser obedecidos para viabilizar a captação externa no colégio.

De acordo com Patrícia, a coleta externa só pode ser realizada mediante “autorização da vigilância sanitária, disponibilidade de transporte, motorista, equipamentos, profissionais, lanches, número mínimo de doadores, estrutura no local que comporte todas as etapas do ciclo do sangue para a coleta, infraestrutura para acomodação dos doadores e ambulância”, lembra.

Uma semana após enviar os itens necessários para a captação, Patrícia se reuniu virtualmente com Bárbara e representantes do colégio John Kennedy, que sinalizaram positivamente com o cumprimento de todas as exigências. “Tivemos uma experiência muito bonita”, disse Patrícia.

Representantes do Hemocentro do HCFMB com os estudantes

Organização

Bárbara lembra que o processo foi trabalhoso e os desafios não paravam de surgir. “Se eu fosse falar de todos os problemas, eu ficaria um dia escrevendo”, brinca a jovem.

Ainda segundo ela, o apoio recebido da escola e familiares foi fundamental para viabilizar o projeto. “Muitos se disponibilizaram a doar e a ajudar com o que foi preciso. Tivemos um apoio que realmente nos surpreendeu”, lembra.

O empenho da estudante e seus colegas contribuiu com a manutenção dos estoques de sangue do Hemocentro. “Acho que aprendemos muito com todo esse trabalho. Nós já acreditávamos que a doação era importante, mas, com este projeto, passamos a ver um significado totalmente diferente. Foi uma oportunidade de aprender sobre o assunto, conhecer novas pessoas e poder compartilhar as experiências de cada um”, finaliza Bárbara.

Resultado

No dia 16 de setembro, uma equipe do Hemocentro do HCFMB desembarcou no Colégio do município de Pirassununga para realizar a ação de coleta de sangue, que ocorreu das 8h às 13h.

Ao todo, 120 doadores se colocaram à disposição para a doação e foram coletadas 87 bolsas de sangue, direcionadas para o próprio HCFMB. “Era uma população que queria doar sangue”, finaliza Patrícia.

Doadores passam por triagem antes da doação

JORNAL HCFMB

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.