“Escute quem você ama, viaje com segurança” é tema de nova campanha do Governo de São Paulo para a Páscoa

 Governo de São Paulo, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), lança nesta quarta-feira (5) a campanha publicitária “Escute quem você ama, viaje com segurança’, com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a importância do respeito aos limites de velocidade e às leis de trânsito, assim como da atenção à manutenção do veículo antes de se pegar estrada no feriadão.

Em todo o estado de São Paulo, serão veiculados spots de rádio, vídeos de 30 segundos para televisão e anúncios para relógios de rua. As peças estabelecem um paralelo entre as recomendações tradicionais do Órgão referentes aos cuidados antes e durante a condução de veículos nas estradas e os lembretes carinhosos dos familiares – que, aliás, são quem normalmente mais se quer encontrar nesse “feriado da renovação”. Também será feita divulgação do material nas redes sociais e em veículos de comunicação.

A justificativa para a realização da campanha é demonstrada em números. Segundo levantamento do Infosiga-SP, sistema do Governo do Estado, gerenciado pelo programa Respeito à Vida e pelo Detran-SP, no feriado da Semana Santa de 2022, o volume de acidentes no trânsito subiu 12% em relação a 2021. Foram 1.349 registros, contra 1.203 no ano anterior. Houve alta também nas vítimas fatais, que passaram de 38 para 46, um salto de 21% no período.

A campanha deste ano valoriza também a manutenção preventiva do veículo. O Departamento de Trânsito reforça que a revisão periódica de todos os itens de segurança pode fazer a diferença antes de uma viagem, evitando assim possíveis acidentes de trânsito.

Dicas aos motoristas

Aos condutores e passageiros que vão viajar no feriadão, o Detran-SP traz abaixo dicas valiosas para garantir a segurança na chegada aos encontros de família.

Confira a seguir:

Planeje a viagem

 

A viagem deve ser planejada de modo que o condutor não dirija por mais de quatro horas ininterruptas. Ele deve estar descansado e em condições físicas e psicológicas para conduzir o veículo. Deve haver planejamento para abastecimento e alimentação também.

Manutenção do veículo

Antes de viajar, o proprietário do veículo deve verificar as condições do carro. A manutenção deve estar em dia, em especial em relação aos itens de segurança, como sistema de freios, pneus e sistemas de iluminação e sinalização.

Segurança na estrada

O veículo só pode transportar até a capacidade máxima de passageiros permitida pelo manual. Todos os ocupantes devem usar o cinto de segurança ou, em caso de crianças, o sistema de retenção equivalente.

 

Atenção aos limites de velocidade

As estradas trazem diferentes limites de velocidade, segundo o seu traçado viário. É extremamente importante que os condutores de veículos estejam atentos à sinalização das pistas. Além disso, dirigir acima do limite máximo permitido pode aumentar o risco de envolvimento em acidentes, por vezes graves, e gerar multas. Mantenha uma distância segura do veículo da frente para evitar colisões. Não se esqueça que dirigir em rodovia é diferente de dirigir na cidade. Uma distração pode ser fatal.

 

Chuva

Em caso de chuva na hora de pegar estrada, a velocidade deve ser reduzida, os faróis deverão permanecer acesos e a distância de segurança entre os veículos precisará aumentar.

 

Esteja com os documentos em dia e com o celular carregado

O motorista deve portar habilitação dentro da validade ou, no máximo, vencida há 30 dias. Já o veículo precisa estar com o licenciamento em dia; a falta dele é uma infração gravíssima, que pode acarretar problemas como apreensão do veículo, gerando multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira. Ambos os documentos estão disponíveis de forma digital. Portanto, não se esqueça de deixar o celular devidamente carregado, caso seja abordado em alguma fiscalização. Porém, não faça uso do aparelho enquanto dirige.

Cinto e cadeirinha sempre

O cinto de segurança é item indispensável para o motorista e para todos os passageiros. Ele não deve ser retirado, nem mesmo em casos de engarrafamento ou quando o sinal estiver vermelho. Crianças com idade superior a sete anos e meio e inferior ou igual a 10 anos, ou crianças com altura superior a 1,45m deverão, obrigatoriamente, ser transportadas no banco traseiro, utilizando o cinto de segurança. Já pequenos entre zero e sete anos e meio precisam usar as chamadas “cadeirinhas”, que reduzem os riscos de ferimentos graves em casos de batida ou freada repentina do veículo, pois limitam o deslocamento do corpo da criança.

Descanso é essencial!

O descanso antes da viagem é fundamental para que o motorista viaje de forma tranquila e segura, principalmente em trechos de longa distância. Uma noite de sono bem dormida contribui para que o condutor esteja atento durante todo o trajeto.

Chinelo? Só fora do veículo

O clima de feriado é sempre um convite para dar um descanso aos pés dos tênis e sapatos do dia a dia. Mas, ao dirigir, nada de usar calçados que não se firmem nos pés ou que comprometam a utilização dos pedais, como chinelos, sandálias e tamancos. Nestas situações, o melhor é dirigir descalço.

 

Se beber, nunca dirija

 

Se ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica ou qualquer outra substância que possa alterar seus reflexos ou nível de consciência, o motorista não deverá dirigir.

 

Sobre o Detran-SP

O Detran-SP trabalha incessantemente para a prevenção de acidentes e preservação de vidas, tendo como meta a organização de um trânsito mais seguro e harmônico entre todos os modais. O Órgão, que passa por uma reestruturação, está comprometido com a busca constante da excelência de serviços aos cidadãos, a partir dos valores de integridade e transparência em seus processos. Atualmente, adota progressivamente a transformação digital para impactar positivamente na qualidade de vida dos paulistas, facilitando o atendimento às demandas cotidianas da população. Cerca de 93% dos atendimentos feitos nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são digitais.

Maior órgão executivo de trânsito do País, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota do Brasil, com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados em todo o Estado. Todos os meses, emite cerca de 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). São mais de 136 mil documentos emitidos por dia, em média.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.