Sábado tem Dia D contra Poliomielite e Multivacinação

No próximo sábado, 20 de agosto, será realizado o Dia D de vacinação contra a Poliomielite. A campanha nacional de imunização tem como objetivo vacinar crianças de 1 a 4 anos contra a doença. Neste ano, além desta campanha específica, também ocorrerá a Multivacinação para atualização de vacinas para crianças e adolescentes até 14 anos.

Todas as unidades estarão preparadas para realizar esta campanha. Os pais devem levar seus filhos nas unidades de saúde entre 8 e 17 horas.

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode provocar paralisias irreversíveis e fatais. A vacinação é a principal forma de prevenção. A vacina é administrada de forma oral em crianças de 1 a 4 anos. O objetivo da Secretaria de Saúde é vacinar 95% do público alvo.

Já a Multivacinação tem como objetivo a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes, de acordo com calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Estarão disponíveis nas unidades vacinas como contra tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, gripe e Covid-19, entre outras.

Para vacinar, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e portar o documento de identificação e carteira de vacinação. Crianças com quadros febris ou diarreias devem aguardar o fim de sintomas para se imunizar. Quem teve covid-19 deve aguardar 30 dias para a imunização.

Ação especial

A Prefeitura de Botucatu, através das Secretarias de Saúde e Educação, em parceria com os Rotarys Clubs de Botucatu, promoverá em cinco unidades de saúde, uma em cada região da Cidade, atividades de entretenimento para atrair as crianças para a ação.

O Zé Gotinha estará recepcionando as crianças e haverá distribuição de pipoca e algodão doce nas seguintes unidades: no período da manhã (das 8 às 12 horas): Jardim Iolanda – Região Norte; Santa Maria – Região Sul; Rubião Júnior – Região Oeste; no período da tarde (das 13 às 17 horas): Cecap – Região Central; e Jardim Peabiru – Região Leste.

A ação do Dia D contará com o apoio dos Rotarys Club: Botucatu Norte, Botucatu Norte, Botucatu Bons Ares, Botucatu Cuesta, Botucatu Cidade Alta, e Botucatu.

Informações:

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores

Telefone: 3811-1100

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.