Botucatu aumenta pontos de acesso Wi-Fi gratuito

A prefeitura de Botucatu aumentou o escopo de seu Projeto Wi-Fi, que visa aumentar os pontos de conexão gratuitos em pontos estratégicos da cidade. Agora, o número de locais com Wi-Fi subiu de 18 para 45. A Allcomnet Tecnologia e Sistemas, vencedora de licitação, é a responsável pelo projeto.

O projeto de internet gratuita nas praças é uma experiência antiga na cidade. O projeto foi evoluindo com o tempo e o desafio principal foi adequar às novas tecnologias. João Aparecido de Moraes, chefe da Divisão de Tecnologia e Recursos da Informação da Prefeitura de Botucatu, lembra que a meta era dobrar a capacidade de cobertura, utilizando tecnologia 2.4 GHz e 5 GHz simultaneamente, mas, para isso, era necessário ampliar a rede de fibra óptica.

Também era preciso atualizar os pontos de acesso WI-FI com tecnologia atual e mais moderna. “Nosso maior desafio foi a implantação e atualização dos dispositivos APs num prazo muito curto de implantação. O sistema anterior era muito obsoleto utilizava tecnologia em 2,4Ghz, utilizando o próprio WI-FI com ponte de acesso até as praças, nada foi aproveitado do sistema anterior”, explica Rogério Prenholato, diretor de negócios e tecnologia da empresa Allcomnet.

Além de levar a conectividade a mais 45 pontos, inclusive aos locais mais remotos de Botucatu, a topologia da rede foi completamente alterada com fibra óptica até as praças e localidades provendo o sinal WI-FI com a tecnologia WI-FI MIMO, tanto em 2,4 GHz como em 5 GHz com os equipamentos com a classificação IP67 à prova d´água.

Fonte: IPNews

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.