Veja como pedir uma corrida da 99 por WhatsApp

Em uma parceria inédita no mundo, a 99, empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana, e o famoso aplicativo de mensagens lançaram a possibilidade de pedir corridas por WhatsApp.

A novidade já está disponível em diversas cidades desde o final de 2020 e tem como objetivo oferecer o serviço de corridas da 99 para todos os públicos, inclusive para quem tem restrições de memória em seus smartphones, pacote de dados limitado ou fraco acesso à internet.

A nova modalidade permite pedir um carro de maneira simples e segura com apenas alguns passos e sem a necessidade de baixar o aplicativo de corridas. Confira abaixo.

Como funciona para o passageiro

1º passo: o número oficial – Para solicitar uma corrida de 99Pop – carros particulares – pelo Whatsapp, o usuário deve cadastrar o número, e DDD, (11) 99797-9090 em seu celular e na sequência enviar uma mensagem pelo Whatsapp. É importante atentar para o selo de certificação do perfil (um ícone verde logo abaixo da identificação do contato), garantindo que esteja solicitando a corrida pelo número oficial da 99.

2º passo: checagem do cadastro – Em seguida, a tecnologia interage via chat com o usuário, confirmando se passageiro já tem cadastro na 99 ou não. Caso seja o primeiro acesso, o usuário é redirecionado a uma página para informar seus dados, que serão checados com a mesmo rigor do cadastro via aplicativo.

3º passo: a rota da corrida – Uma vez realizado ou confirmado o cadastro, o passageiro deve informar o local de destino e embarque via chat, inserindo o endereço por extenso ou optando por acessar o mapa de localização e compartilhando sua localização fixa, assim como no aplicativo. Até esta etapa do procedimento, o chatbot oferece opções de confirmar, cancelar ou corrigir a corrida.

4º passo: confirmação da chamada – Assim que confirmada a chamada do carro, o usuário recebe via WhatsApp, na mesma conversa, a previsão de valor da corrida, tempo de espera, nome do motorista e dados do veículo. Quando o trajeto for iniciado, a corrida será monitorada via GPS para detectar mudanças de rota com paradas longas e trajetos com o tempo acima do previsto.

5º passo: fim do trajeto e pagamento – Ao final da corrida, o cliente recebe, também via mensagem de WhatsApp, o valor, que deve ser pago em dinheiro diretamente com o motorista. As corridas por WhatsApp só aceitarão pagamento em dinheiro, opção majoritária nas corridas da 99 em todo o Brasil.

Como funciona para o motorista

Para o motorista funciona exatamente como no app da 99, com a mesma segurança e transparência de sempre. Ele receberá a chamada dentro do aplicativo de motorista da 99 com as informações da corrida e do passageiro. Ao final do trajeto, deverá cobrar do passageiro o valor que aparece na tela do seu celular. Caso não queira realizar corridas pagas em dinheiro, o motorista da 99 pode desabilitar esse método de pagamento em seu aplicativo.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.