Números da Educação

Há anos tenho acompanhado os números da educação brasileira. Embora haja sempre discursos otimistas dos políticos sobre as ‘novidades’ implantadas, esses números são quase sempre sofríveis. A cada governo que surge, vem um ‘novidadeiro’ querendo marcar território na educação brasileira. É, invariavelmente, fogueira rápida, que nem chega a esquentar e se apaga ao primeiro sopro.

A novidade atual – que nem sei se é tão novidade assim – é lançada pelo governo federal. ‘A partir de 2020, todas as escolas de ensino fundamental e médio do Brasil estarão conectadas. ’ E a notícia vem acompanhada das ‘vultosas importâncias’ investidas no empreendimento e do otimismo daqueles que acreditam que basta conectar as escolas que o ensino passará a ser excelente.

Nos próximos dias deverão ser divulgados para o mundo inteiro os resultados do PISA. O PISA é um programa de avaliação de estudantes de setenta países. São escolhidos aleatoriamente estudantes de quinze anos de idade – ensino médio, portanto – de escolas públicas e particulares. Esses estudantes são submetidos a provas de leitura, ciências e matemática. Essa avaliação é realizada de três em três anos. Os resultados conquistados pelo Brasil são sempre péssimos. Para que o leitor possa ter uma ideia, na última avaliação, em 2016, os resultados do Brasil foram os seguintes: 59º em leitura, 63º em ciências e 69º em matemática. Para piorar, embora não tenha revelado números, o senhor Abraham Weintraub, ministro da educação, declarou recentemente que o Brasil terá o pior desempenho entre todos os países da América Latina. Salvo melhor juízo, participam seis países da América Latina, e o Brasil está em último lugar. Ou seja, a maior economia da América Latina está em último lugar no PISA.

Vou ser repetitivo. Há anos venho dizendo que não adianta investir fortunas em tecnologia e esquecer o profissional da educação. A Coreia do Sul, por exemplo, que tem excelentes índices na educação, começou investindo em professores, coordenadores, diretores, inspetores de alunos… Investiu em pessoas, para que elas pudessem usar com eficiência e eficácia a tecnologia.

Em primeiro lugar, o profissional da educação tem que ter conhecimento. Esse profissional precisa estar motivado, entusiasmado. Ele tem que ter domínio de princípios pedagógicos e didáticos. Um educador tem que ser um líder e deve participar da elaboração de todos os planos que terá a responsabilidade de executar. O educador deve conhecer o seu aluno e o meio em que ele vive, para que possa entender melhor suas aspirações e desejos. Com isso, entenderá as possibilidades desses alunos e terá condições de ajudá-lo a caminhar em busca de seus objetivos.

Se não houver tudo isso, de nada adiantará conectar todas as escolas. Os resultados das avaliações externas, como o PISA, continuarão a ser vergonhosos, frustrando os nossos jovens, fazendo-os desacreditar de nossas autoridades E, até, de si mesmos.

BAHIGE FADEL

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.