A Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) emitiu alerta vermelho para a transmissão da dengue, em Botucatu, desde o dia 14 de janeiro.
Além de Botucatu, outros 117 municípios do Estado de São Paulo também receberam o alerta.
645 Municípios de São Paulo foram monitorados pela plataforma e a última atualização foi feita na Semana Epidemiológica (SE): 03/2025. Ou seja, os dados foram atualizados até o dia 20 de janeiro deste ano.
No ano passado, Botucatu chegou a registrar um dos maiores índices dos últimos anos. Foram cerca de 2199 casos na semana 15 do ano de 2024, o que corresponde ao período que vai dos dias 08 a 14 de abril.
Naquela época, Botucatu chegou a contabilizar mais de 10 mil casos nos primeiros 4 meses do ano de 2024, de acordo com o Painel de Monitoramento do Estado de São Paulo, que apontou 10.194 casos confirmados até o dia 18 de abril de 2024. Um dos maiores índices que Botucatu já teve.
Neste ano, de 2025, Botucatu já registra 132 casos de Dengue até a terceira semana do ano.
A Fiocruz informa que existem condições ambientais favoráveis à transmissão viral. Isso significa que a atenção precisa ser aumentada para a possível circulação sustentada de arbovirus e para a implementação de controle vetorial.
Até a semana atual na foram contabilizados casos de Chikungunia e nem de Zika Vírus na cidade. No entanto, esses dados podem estar sendo subnotificados. Isso por que, muito provavelmente, pelo fato do município não dispor de testes para a detecção, destes outros vírus, na rede pública.
A Fundação Osvaldo Cruz emite esses pareceres através da análise integrada de dados epidemiológicos e climáticos com atualização semanal
do dispositivo intitulado, Infodengue.
Ele é emitido pela Fiocruz através das análises estatísticas feitas pela Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Esses dados podem ser acessados pelo site: www.info.dengue.mat.br
A organização Alertadengue reúne Epidemiologistas, Cientistas de dados, e estudantes, que atuam em parceria com os órgão governamentais de Saúde para ajudar a gestão de doenças transmitidas por mosquitos como a Dengue, Zika e Chikungunya.