Botucatu está com alerta vermelho com a Dengue

A Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) emitiu alerta vermelho para a transmissão da dengue, em Botucatu, desde o dia 14 de janeiro.

Além de Botucatu, outros 117 municípios do Estado de São Paulo também receberam o alerta.

645 Municípios de São Paulo foram monitorados pela plataforma e a última atualização foi feita na Semana Epidemiológica (SE): 03/2025. Ou seja, os dados foram atualizados até o dia 20 de janeiro deste ano.

No ano passado, Botucatu chegou a registrar um dos maiores índices dos últimos anos. Foram cerca de 2199 casos na semana 15 do ano de 2024, o que corresponde ao período que vai dos dias 08 a 14 de abril.

Naquela época, Botucatu chegou a contabilizar mais de 10 mil casos nos primeiros 4 meses do ano de 2024, de acordo com o Painel de Monitoramento do Estado de São Paulo, que apontou 10.194 casos confirmados até o dia 18 de abril de 2024. Um dos maiores índices que Botucatu já teve.

Neste ano, de 2025, Botucatu já registra 132 casos de Dengue até a terceira semana do ano.

A Fiocruz informa que existem condições ambientais favoráveis à transmissão viral. Isso significa que a atenção precisa ser aumentada para a possível circulação sustentada de arbovirus e para a implementação de controle vetorial.

Até a semana atual na foram contabilizados casos de Chikungunia e nem de Zika Vírus na cidade. No entanto, esses dados podem estar sendo subnotificados. Isso por que, muito provavelmente, pelo fato do município não dispor de testes para a detecção, destes outros vírus, na rede pública.

A Fundação Osvaldo Cruz emite esses pareceres através da análise integrada de dados epidemiológicos e climáticos com atualização semanal
do dispositivo intitulado, Infodengue.

Ele é emitido pela Fiocruz através das análises estatísticas feitas pela Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Esses dados podem ser acessados pelo site:  www.info.dengue.mat.br

A organização Alertadengue reúne Epidemiologistas, Cientistas de dados, e estudantes, que atuam em parceria com os órgão governamentais de Saúde para ajudar a gestão de doenças transmitidas por mosquitos como a Dengue, Zika e Chikungunya.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.