A Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu (VAS) vai iniciar um inquérito sorológico em Rubião Júnior na próxima segunda-feira (13) para monitorar e conter o avanço da Leishmaniose Visceral. A ação foi motivada pela confirmação de três casos autóctones da doença em cães no distrito.
O inquérito, que consiste na coleta de amostras de sangue de cães para detectar a presença da Leishmania, será realizado nas residências de Rubião Júnior, começando pelo Jardim Botucatu. A VAS planeja coletar cerca de 600 amostras e encaminhá-las para análise no Instituto Adolfo Lutz.
A colaboração dos moradores é fundamental para o sucesso da iniciativa. A Vigilância Ambiental solicita que os tutores de cães recebam as equipes de saúde em suas casas e sigam as orientações de prevenção. Em caso de dúvidas, a VAS disponibiliza o telefone (14) 98120-1933.
Essa ação de monitoramento é crucial para proteger a população de Botucatu, já que os cães são os principais reservatórios da Leishmaniose, e os mosquitos-palha, os vetores da doença.
Alpha Notícias Rede Alpha de Comunicação