Botucatu intensifica combate à Leishmaniose após casos em cães em Rubião Júnior

A Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu (VAS) vai iniciar um inquérito sorológico em Rubião Júnior na próxima segunda-feira (13) para monitorar e conter o avanço da Leishmaniose Visceral. A ação foi motivada pela confirmação de três casos autóctones da doença em cães no distrito.

O inquérito, que consiste na coleta de amostras de sangue de cães para detectar a presença da Leishmania, será realizado nas residências de Rubião Júnior, começando pelo Jardim Botucatu. A VAS planeja coletar cerca de 600 amostras e encaminhá-las para análise no Instituto Adolfo Lutz.

A colaboração dos moradores é fundamental para o sucesso da iniciativa. A Vigilância Ambiental solicita que os tutores de cães recebam as equipes de saúde em suas casas e sigam as orientações de prevenção. Em caso de dúvidas, a VAS disponibiliza o telefone (14) 98120-1933.

Essa ação de monitoramento é crucial para proteger a população de Botucatu, já que os cães são os principais reservatórios da Leishmaniose, e os mosquitos-palha, os vetores da doença.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.