Campanha de vacinação contra a influenza segue até 31 de julho

A Secretaria de Saúde de Botucatu continua trabalhando fortemente para ampliar a vacinação contra a influenza. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi mais uma vez prorrogada até 31 de julho, para ampliar a imunização geral da população e reduzir os casos de gripe no Município.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza tem como foco principal imunizar crianças dos 6 meses aos 5 anos, idosos acima dos 60 anos, profissionais de saúde, gestantes e puérperas, além de trabalhadores da área da saúde e da educação. Porém, o Ministério da Saúde já liberou a imunização de toda a população a partir dos 6 meses para reduzir os casos graves de gripe e as internações.

Em Botucatu, 50% das pessoas que fazem parte do grupo prioritário da Campanha já se imunizaram, porém a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% desta população.

Confira a cobertura vacinal de grupos prioritários:

– Crianças de 6 meses a 5 anos – 29,2%

– Idosos acima de 60 anos – 60,2%

– Gestantes – 54,2%

– Puérperas – 66,6%

– Trabalhadores da Saúde – 48,3%

– Trabalhadores da Educação – 39,3%

Onde se vacinar?

Para se imunizar contra a Influenza os interessados devem procurar uma das Unidades de Saúde de Botucatu de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas ou a Sala de Vacinação Noturna, que funciona no Centro de Saúde Escola (Rua Gaspar Ricardo, 181 – Vila dos Lavradores), das 18 horas às 21h30.

Para se vacinar basta levar a caderneta de vacinação e um documento pessoal (preferencialmente o CPF), para que os profissionais de saúde localizem o cadastro no sistema de informação. No entanto, não ter a caderneta de vacinação não é impeditivo para receber vacinas.

Recomenda-se o adiamento da vacinação caso apresente sintomas de gripe e se teve Covid-19 aguardar 30 dias do início dos sintomas.

Como se prevenir contra a gripe?

 Durante os meses de março a setembro, nas estações de outono e inverno, são mais comuns os casos de Influenza (gripe), pois devido ao frio as pessoas permanecem mais próximas e em ambientes pouco ventilados, o que facilita a transmissão.

Assim, para prevenir a transmissão da gripe, bem como de outras doenças respiratórias, é fundamental reforçar as medidas de precaução e prevenção e a vacinação é uma das mais importantes.

Além da vacina, medidas simples podem evitar o avanço da gripe nos ambientes, basta haver o envolvimento de todos.

Os indivíduos com sintomas de Síndrome Gripal (febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, congestão nasal, dor no corpo e/ou cansaço) devem buscar atendimento em um serviço de saúde, para diagnóstico e tratamento adequado utilizando máscara e evitando a circulação em espaços públicos enquanto permanecer com sintomas.

Saiba mais em: Saúde alerta sobre os cuidados de prevenção e a importância da vacinação contra a Influenza (gripe) nesta época do ano

 https://www.botucatu.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/24725/saude-alerta-sobre-os-cuidados-de-prevencao-e-a-importancia-da-vacinacao-contra-a-influenza-gripe-nesta-epoca-do-ano/

Serviço:

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores

Telefone: 3811-1100

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.