Janeiro também é o mês de atenção para a saúde mental e emocional

Além de um mês de conscientização sobre os cuidados contra a Hanseníase, Janeiro também aponta para outro tema bastante importante: a saúde mental e emocional.

O “Janeiro Branco” é uma campanha ainda nova, mas que objetiva mobilizar a sociedade mudando a compreensão cercada de tabus sobre a saúde mental e promovendo mais possibilidades a todos os indivíduos.

Estudos apresentados pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde indicam que o país tem um crescimento vertiginoso de problemas relativos à saúde mental e à saúde emocional. Segundo dados de 2017, a sociedade brasileira é a recordista latino-americana em casos de depressão, a campeã mundial em relação à ansiedade e a 4ª colocada em relação ao crescimento das taxas de suicídio entre os jovens da América Central e da América do Sul.

Em Botucatu, todas as equipes das Unidades e Serviços de Saúde do município estarão envolvidas nesta campanha, promovendo atividades em parceria com a equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), como orientações em salas de espera, rodas de conversa, atividades de bem estar e reflexão.

“A Campanha vem para chamar a atenção de todos para as questões relacionadas à saúde mental. Promover a conscientização, buscar a reflexão sobre a saúde mental e sobre a saúde emocional das pessoas. Devemos olhar para nossas condições emocionais, para nossa qualidade de vida e, principalmente, para a qualidade emotiva de nossas relações”, afirma o Secretário Municipal de Saúde, André Spadaro.

Mais informações:

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores

Telefone: (14) 3811-1100

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.