Campanhas de Multivacinação e Polio continuam até 31 de outubro

Com o objetivo de atingir a meta de imunizar 95% das crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos contra a Poliomielite, o Ministério da Saúde prorrogou o prazo da Campanha Nacional de Multivacinação e contra a Polio até 31 de outubro. Em Botucatu, a cobertura vacinal para a Pólio até o momento é de 63,5% do público alvo, crianças de 1 a 4 anos.

Os pais ou responsáveis devem levar seus filhos nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, ou na Sala de Vacina Noturna, no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores, das 18 às 21h30.

A Campanha contra a Polio vai imunizar crianças de 1 a 4 anos. A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode provocar paralisias irreversíveis e fatais. A vacinação é a principal forma de prevenção. A vacina é administrada de forma oral e o objetivo da Secretaria de Saúde é vacinar 95% do público alvo.

Neste período, a Secretaria de Saúde, através das Unidades de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, vai continuar realizando a busca ativa para vacinação e atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes do Município, em um grande esforço conjunto para aumentar as coberturas vacinais contra a Pólio e Multivacinação.

Já a Multivacinação irá atualizar as cadernetas de vacina de crianças e adolescentes entre 1 e 14 anos, de acordo com calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Estão disponíveis as seguintes vacinas:

Vacinação contra a Covid-19

A partir da próxima segunda-feira, 3 de outubro, Botucatu dará continuidade na vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra o Coronavírus. O Município recebeu as doses de reforço do imunizante no meio da tarde desta sexta-feira, 30, e fará a distribuição da vacina para todas as unidades de saúde.

Desde o início da vacinação deste grupo, Botucatu imunizou apenas 12,8% das crianças de 3 e 4 anos contra o Coronavírus.

Todos os postos de saúde estarão abertos e aptos para fazer a imunização contra a Covid-19 a partir de segunda-feira, 03. É necessária a apresentação de um documento com foto e carteirinha de vacinação. Para quem for tomar a segunda dose, é necessário o cartão de vacina contra a Covid-19.

Crianças com febre, sintomas gripais ou que tenham contraído Covid-19 nos últimos 30 dias devem aguardar para se imunizar.

Imunização a partir dos 6 meses

Nesta semana, a Anvisa autorizou o uso do imunizante da Pfizer para crianças a partir dos 6 meses. Apesar da liberação, a distribuição das vacinas pediátricas ainda não começou a ser feita pelo Ministério da Saúde.

Para esta faixa etária, a vacina da Pfizer será específica, com dose ajustada para as crianças.

Por enquanto, está disponível a vacinação contra o Coronavírus com o imunizante Coronavac.

Serviço:

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores

Telefone: 3811-1100

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.